loading

As hipóteses de Portugal ganhar a Liga das Nações

Pela terceira vez na história, a Liga das Nações da UEFA realiza-se, tendo começado em junho de 2022. Portugal está em prova na principal divisão, e por isso é um candidato ao título.

As hipóteses de Portugal ganhar a Liga das Nações
Federação Portuguesa Futebol

Saiba aqui o que pesa a favor e contra a seleção das Quinas, antes de fazer os prognósticos no seu site de apostas.

A favor de Portugal
Listamos alguns dos fatores que podem estar a favor de Portugal na luta pelo título desta terceira edição da Liga das Nações, cuja final four será de 14 a 18 de junho de 2023.

Apuramento bem encaminhado
Portugal entrou em bom plano na Liga das Nações da UEFA. Nesta altura, a seleção portuguesa não tem de fazer quaisquer contas para seguir em frente, para além de ganhar os seus próprios jogos.

Uma das partidas mais difíceis, a visita a Espanha, já ficou para trás com um empate. Em teoria, uma vitória caseira contra os espanhóis pode ser suficiente para Portugal estar na final four.

Equipa forte
Pode ser discutível se Portugal tem a melhor geração da sua história, mas não há dúvida de que é uma das equipas mais fortes desta edição da Liga das Nações.

Capitaneada por Cristiano Ronaldo em forma mesmo com os seus 38 anos de idade, a seleção lusa tem alguns dos grandes talentos da atualidade que jogam em alguns dos maiores colossos do mundo e são considerados dos melhores futebolistas atuais.

Além de CR7, são exemplos Rui Patrício (AS Roma), Bruno Fernandes, Diogo Dalot (Manchester United), Bernardo Silva. João Cancelo e Rúben Dias (Manchester City), Diogo Jota (Liverpool), Danilo Pereira e Nuno Mendes (Paris Saint-Germain), João Félix (At. Madrid), entre outros.

Adversários de boa memória
Dois dos possíveis adversários de Portugal na final four são Inglaterra e os Países Baixos. Foi contra a «Laranja Mecânica» que a seleção nacional ganhou a edição de 2019, enquanto Inglaterra tem vindo a perder contra Portugal em jogos oficiais há mais de 20 anos.

Possibilidade de a final four ser em Portugal
Caso se apure para a final four, há a possibilidade de Portugal receber de novo a fase final, tal como quando foi campeão em 2009. Não será, seguramente, fácil, mas é um assunto em cima da mesa.

O próprio Presidente da República, Marcelo Reblo de Sousa, não fecha a porta a lançar a candidatura. Se a final four vier para estádios portugueses, dá a vantagem do fator casa.

Contra Portugal
Nem todos os fatores em equação auguram boas perspetivas para Portugal nesta edição da Liga das Nações. Saiba o que poderá fazer a balança pender noutra direção.

Rivais de grande peso
Portugal pode ter uma seleção forte, mas há outras equipas de grande qualidade, e possivelmente superiores em prova: como a campeã europeia Itália, os Países Baixos, a Bélgica, Alemanha, França ou Inglaterra.

Deste lote de rivais, a Alemanha tem sido sempre complicada para Portugal, que registou a última vitória em jogos oficiais no Euro 2000 há 22 anos. Os alemães estão agora um pouco mais longe do apuramento, mas continuam a ser fortes candidatos. Já a Bélgica eliminou a seleção das Quinas do Euro 2020 há cerca de um ano.

Também ainda em prova está outro adversário complicado para Portugal, a França, que venceu a segunda edição da Liga das Nações. No entanto, os gauleses entraram com apenas dois pontos em três jogos e não têm o apuramento facilitado.

Apesar de serem um rival de boa memória para Portugal, os Países Baixos têm neste momento uma das seleções mais fortes da Europa, possivelmente mesmo mais do que a equipa das Quinas.

Possíveis surpresas
Não são só os adversários teoricamente mais fortes que podem causar problemas a Portugal no caminho para a tentativa de conquistar a Liga das Nações da UEFA.

Há sempre os outsiders e possíveis surpresas, como são os casos da Croácia, Dinamarca, Hungria ou mesmo República Checa: todas a fazerem prestações sólidas até ao momento. A Dinamarca já ganhou a França e a Hungria regista uma vitória diante de Inglaterra e um empate face à Alemanha.

Competição muito longa
A Liga das Nações da UEFA estende-se por cerca de nove meses, em três sequências de jogos. A primeira ficou já para trás, mas as próximas vão ser em setembro de 2022 e caso Portugal chegue à final four, esta será apenas de 14 a 18 de junho do próximo ano.

Numa temporada longa como é a de 2022/2023 devido ao Mundial de futebol em novembro/dezembro deste ano, seleções com menos soluções de primeira linha como é o caso de Portugal poderão acusar o cansaço, desgaste e algumas baixas em jogos decisivos.

Final four noutro país
Se ser anfitrião da final four pode dar o benefício do fator casa a Portugal, também pode acontecer que a fase decisiva seja noutro país.

Caso isso aconteça, já será um adversário da seleção das Quinas a tirar partido do facto de jogar diante do seu público e nos seus próprios estádios.

Siga-nos no Facebook, no X, no Instagram, no Whatsapp e no Youtube.

Relacionadas

Na Primeira Página

Ler Jornais é Saber Mais

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem vai ganhar a segunda volta nas eleições do Benfica?