Benfica e Sporting iniciam hoje a campanha dos oitavos de final da Liga Europa de futebol, respetivamente com a reedição do duelo histórico com o Marselha, na Luz, e a visita ao Atlético Madrid, pouco feliz com adversários lusos.
Os ''encarnados'', líderes isolados da Liga portuguesa, voltam a ter pela frente a mesma equipa francesa que foi eliminada pelo golo polémico de Vata, aos 83 minutos, no jogo da segunda mão da meia final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, em abril de 1990.
O Sporting, moralizado por três robustos triunfos (3-0, diante de Everton e FC Porto, e 4-0 frente ao Belenenses), desloca-se ao Estádio Vicente Calderon, em Madrid, para enfrentar os ''colchoneros''.
O Atlético Madrid foi batido em quatro dos cinco confrontos europeus com equipas portuguesas e só eliminou o FC Porto, há 46 anos, na extinta Taça das Cidades com Feira da temporada de 1963/64, ao ganhar na capital espanhola por 2-1 e empatar depois 0-0 no Porto.
A partida de Madrid começa pelas 18:00 horas (em Lisboa), com arbitragem do holandês Pieter Vink, enquanto o jogo da Luz tem início agendado para as 20:05 e será dirigido pelo alemão Félix Brych.