O antigo futebolista sul-africano Benni McCarthy, campeão europeu ao serviço do FC Porto, vai integrar a equipa técnica do Manchester United liderada por Erik ten Hag, anunciaram hoje os ‘red devils’.
McCarthy, de 44 anos, está diretamente ligado à eliminação do Manchester United em 09 de março de 2004, em Old Trafford, no último minuto do jogo, quando o FC Porto, que perdia por 1-0, dispôs de uma derradeira oportunidade para se apurar, um livre à entrada da área, que o sul-africano bateu com classe, obrigando o guarda-redes a rechaçar para o lado e a proporcionar a Costinha o golo do empate que manteve a equipa portista na rota do título.
Decorriam os oitavos de final da competição e ninguém esperava que o FC Porto eliminasse uma equipa recheada de estrelas do futebol mundial como Ryan Giggs, Ruud van Nistelrooy, Paul Scholes, os irmãos Neville, entre outros.
De resto, o próprio Manchester United recordou esse jogo no seu ‘site’ ao anunciar a contratação de McCarthy, aludindo ao facto de este ser adepto dos ‘red devils’ na infância e de ter marcado dois golos contra a equipa inglesa na eliminatória dos oitavos de final, na época 2003/04, da Liga dos Campeões, que o FC Porto conquistaria ao bater na final os franceses do Mónaco, por 3-0.
“Sou apoiante do Manchester United desde criança e sempre quis jogar por eles. Adorei jogadores como Mark Hughes, Andy Cole e Ryan Giggs”, disse McCarthy em declarações ao ‘site’ dos ‘red devils’.
O antigo avançado sul-africano, que também representou clubes como o Ajax, o Blackburn Rovers e o West Ham, deixou o cargo de treinador do AmaZulu em março, depois de levar esta equipa sul-africana ao segundo lugar na Liga, um resultado histórico, tendo sido nomeado ‘treinador do ano’ na época 2020/21, na África do Sul.
McCarthy assumirá a função de coordenar as "jogadas ofensivas e posicionamento" na equipa técnica de Ten Hag.