O Benfica confirmou a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, ao vencer novamente o improvável candidato à qualificação Dinamo Kiev, juntamente com Maccabi Haifa e Viktoria Plzen.
A formação comandada por Roger Schmidt voltou a vencer a formação ucraniana, por 3-0, em Lisboa, com golos de Otamendi, Rafa e David Neres, depois do triunfo por 2-0, no primeiro jogo, em Lodz, na Polónia.
O Dinamo Kiev, ‘carrasco’ do Fenerbahçe, de Jorge Jesus, iniciou a campanha sem ter disputado qualquer jogo oficial este ano, devido à guerra promovida pela Rússia, tendo superado a formação turca e os austríacos do Sturm Graz até ao ‘play-off’.
Nesta fase, a equipa orientada por Mircea Luscescu foi incapaz de travar o domínio ‘encarnado’, traduzido em dois claros triunfos, o segundo hoje, dia em que o campeonato ucraniano foi retomado, com empate 0-0 entre Shakhtar Donetsk e Metalist 1925, no vazio Estádio Olímpico de Kiev, que tem capacidade para 65 mil espetadores.
A representação ucraniana no sorteio da fase de grupos, marcado para quinta-feira, em Istambul, vai caber ao Shakhtar Donetsk, que beneficiou da liderança do campeonato quando este foi interrompido por causa da guerra, enquanto o Dinamo segue para a Liga Europa.
O Benfica vai integrar o pote 3 do sorteio, juntamente com o Sporting, enquanto o campeão FC Porto detém o estatuto de cabeça de série, tal como Real Madrid, Eintracht Frankfurt, Manchester City, AC Milan, Bayern Munique, Paris Saint-Germain e Ajax.
Maccabi Haifa e Viktoria Plzen também conseguiram hoje vagas na edição de 2022/23 da ‘Champions’.
A formação israelita qualificou-se graças a um autogolo nos últimos minutos do jogo disputado no terreno do Estrela Vermelha, conseguindo um empate 2-2 em solo sérvio, vencendo a eliminatória por 5-4, com o ‘corte’ de Pavkov para a própria baliza.
O Maccabi vai regressar à Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2009/10, quando perdeu todos os seis jogos e não marcou qualquer golo.
Já a formação checa do Viktoria Plzen ‘carimbou’ a presença na ‘Champions’, três anos depois da última, com a vitória caseira por 2-1 na receção ao Qarabag, depois do ‘nulo’ na primeira mão e de hoje ter estado a perder.
Na quarta-feira, Bodo/Glimt e Copenhaga defendem as vantagem conquistadas na primeira mão nas visitas a Dinamo Zagreb (1-0) e Trabzonspor (2-1), respetivamente, enquanto PSV Eindhoven e Rangers desempatam (2-2) a eliminatória em solo neerlandês.