O Benfica venceu o Maccabi Haifa (2-0) na primeira jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, entrando da melhor forma na competição, a liderar o grupo em igualdade com o Paris Saint-Germain.
O Benfica abordava a entrada na ‘prova milionária’ com confiança no seguimento de uma série de vitórias que poderia chegar aos 10 triunfos no mesmo número de partidas – como haveria de suceder no final. Antes, porém, os ‘encarnados’ tiveram de enfrentar um opositor organizado, que no primeiro tempo raramente criou ocasiões de perigo, mas que defendeu de forma precisa.
Surpreendidos pela pressão individual motivada pelos israelitas no seu momento defensivo, as ‘águias’ demoraram a soltar-se das ‘amarras’ e apenas estiveram realmente próximas de marcar sobre a meia hora, quando Rafa dispôs de espaço para rematar e obrigou o guarda-redes Cohen a boa intervenção.
Depois de uma primeira parte com dificuldades para criar ocasiões flagrantes de golo, o Benfica procedeu a uma alteração no seu ataque, trocando Gonçalo Ramos por Musa, um elemento mais posicional, e a equipa subiu de produção, regressando bastante mais eficiente dos balneários para inaugurar o marcador, aos 50 minutos, no seguimento de boa jogada coletiva finalizada por Rafa.
A partir do centro da área, o camisola 27 dos encarnados desviou para golo um cruzamento tirado a partir da esquerda por Grimaldo, que seria protagonista apenas quatro minutos depois, ao juntar também um golo à assistência que havia feito, proporcionando o momento de maior espetáculo em todo o encontro, com um remate de pé esquerdo a partir de posição distante da baliza adversária e em zona frontal.
Os dois golos levaram o Benfica a uma posição de controlo absoluto, que se reforçou com a entrada de Fredrik Aursnes aos 65, para formar um consistente trio de meio-campo com os habituais titulares Florentino e Enzo.
Desta forma, o Maccabi nunca colocou a defesa benfiquista em sobressalto e foram as ‘águias’ a voltar a estar mais próximas de marcar, já em período de compensação, com um remate de Enzo, que, a partir de boa posição, atirou ao poste direito, com a bola a ressaltar nas costas de Cohen e a sair pela linha de fundo.
O encontro seguiria tranquilamente até final, com os ‘encarnados’ a confirmarem a entrada certeira na Liga dos Campeões e a juntar-se aos franceses do Paris Saint-Germain, que no outro encontro da jornada inaugural do Grupo H derrotou os italianos da Juventus (2-1).
A Juventus é o adversário que se segue para o Benfica, com o encontro da segunda jornada do Grupo H da Liga dos Campeões agendado para 14 de setembro, pelas 20:00, em Turim.