loading

Como o Qatar vai tentar contornar o calor no Mundial 2022?

O facto do Mundial 2022 disputar-se no inverno, não irá significar que as altas temperaturas não estão mais do que previstas para aquele que será o palco do próximo Campeonato do mundo.

Como o Qatar vai tentar contornar o calor no Mundial 2022?

Numa tentativa de controlar essas temperaturas – na clara missão de tornar este Mundial um verdadeiro sucesso - fará todo o sentido compreender quais deverão ser as medidas a serem adotadas, tanto para as seleções, mas também para as centenas de milhares de pessoas que se esperam que vão visitar o país árabe já no próximo mês de novembro.

Com as notícias a garantirem que jogos da Argentina e do Brasil já estão praticamente esgotados, estima-se que os responsáveis pela Organização já estejam a resolver o problema de sobrelotação dos espaços hoteleiros. Na verdade, este é somente um dos vários desafios para esta organização histórica. Mas quais serão, sobretudo, as consequências para o desempenho desportivo dos jogadores, quando se esperam temperaturas acima de 30 graus durante os jogos?

Estádios terão todos o seu próprio ambiente

O que já está garantido para este Campeonato do Mundo é que os Estádios, todos estes já prontos, vão apresentar a tecnologia de ar condicionado não só nas bancadas, mas também no próprio campo. O objetivo é que a sensação térmica seja muito mais amena do que se poderia esperar fora desse mesmo Estádio. Ou seja, não seria pelas elevadas temperaturas que os jogadores poderiam ter dificuldades em expandir a qualidade do seu futebol.

Na verdade, também já existem informações que as ruas e até os supermercados já estão a investir nos seus próprios sistemas de ar condicionado, de forma a tornar a “vida no Qatar” a mais apelativa e confortável para qualquer turista. Como se trata de uma novidade, ainda existem mais dúvidas do que certezas. Contudo, o nível de investimento é mais do que evidente já visível.

Novas Estruturas estão a ser concluídas em contrarrelógio

De facto, analisando pelas últimas informações, o Qatar estaria a investir em novos hotéis e diferentes estruturas para conseguir responder à enorme procura que se espera durante esse mês de Campeonato do mundo. Com os trabalhos a avançarem, alegadamente, de dia e de noite, a real dificuldade estará mesmo na capacidade que o Qatar terá que apresentar para receber um número elevado de pessoas.

É necessário salientar que este é um país bastante pequeno e que, por isso mesmo, não tem um grande número de hotéis ou outros espaços para organizar o maior evento desportivo do ano. Também devido a essa componente é que a vitória da candidatura do Qatar foi tão reputada, levando até a uma série de investigações e acusações graves perante a FIFA.

O que esperar dos preços para os turistas?

Tendo como claro objetivo fazer deste Campeonato do mundo de futebol uma carta de entrada e um chamariz para o Qatar tornar-se nos próximos anos um dos locais mais visitados do mundo - até porque os lucros avultados de petróleo poderão não manter-se tão elevados – a realidade é que este contrarrelógio também poderá ter um impacto direto nos preços dos espaços para turistas.

Por exemplo, não será provável que consiga encontrar promoções de última hora como iria encontrar no folheto Aldi, a realidade é que os preços terão mesmo a tendência de aumentarem, principalmente se estiver a organizar a sua viagem para o Campeonato do Mundo em cima da hora. Como em qualquer outro evento, quanto maior for a antecedência, melhores preços poderá conseguir obter. O mesmo verifica-se para os voos, entre outros custos naturais.

Quais seleções poderão sair mais prejudicadas com Mundial no inverno?

Se, de um modo geral, os especialistas garantiam que os jogadores que jogam na Europa chegavam aos Campeonatos do Mundo completamente cansados de uma temporada desportiva exigente, agora o mesmo efeito poderá acontecer com jogadores na Ásia ou até na América. Isto porque os seus Campeonatos começaram em fevereiro e vão terminar precisamente poucas semanas antes do Mundial.

Ora, até por esta diferença, este Campeonato do Mundo poderá ser bastante interessante. O que se espera é que os jogadores nacionais possam estar no pico de forma, sendo provável que cheguem o mais cedo possível ao Qatar, para se habituarem a um clima que é tudo menos normal no inverno europeu.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?