O presidente da UEFA, o esloveno Aleksander Ceferin, pediu hoje «ação conjunta» em prol de um desporto melhor, da luta contra o doping e a discriminação à proteção de jogadores e adeptos.
“Uso esta oportunidade para lembrar todos de que os desafios que a sociedade enfrenta não podem ser ultrapassados com ação individual, mas com trabalho conjunto”, destacou o líder do organismo de cúpula do futebol europeu.
Numa mensagem em vídeo, Ceferin destacou como “liderar pelo exemplo é o principal princípio da boa governança”, com a UEFA como “um parceiro de sempre” na luta pela integridade no desporto.
“Sabemos quanto tem de ser ainda feito, para proteger a saúde e dignidade de jogadores, adeptos e competições. Isto são as batalhas nas quais vamos vencer”, acrescentou.
Sobre o trabalho da instituição que lidera, apontou a “luta contra o doping, a manipulação de resultados e discriminação”, bem como a parceria com a SIGA, que organizou a Sport Integrity Week na qual o vídeo foi divulgado, em Cascais.
O esloveno Aleksander Ceferin, de 54 anos, preside à UEFA desde 2016.