O internacional brasileiro Ramires, que estava sem clube há quase dois anos, anunciou hoje, aos 35 anos, o final da carreira profissional de jogador, que incluiu uma passagem pelo Benfica, em 2009/10.
“Depois de algum tempo a refletir, gostaria de comunicar que decidi encerrar oficialmente a minha carreira como jogador de futebol profissional”, escreveu o médio, numa mensagem publicada na rede social Instagram.
Na hora da despedida, Ramires não esqueceu os clubes que representou nos 14 anos de carreira profissional, deixando um agradecimento a Joinville, Cruzeiro, Benfica, Chelsea, Jiangsu Suning e Palmeiras, bem como à seleção brasileira.
“Obrigado por tudo, futebol!”, concluiu na mensagem, que assinala o final de uma carreira em que contabilizou 581 jogos e 89 golos, entre clubes e seleção.
Ramires representou Joinville e Cruzeiro, antes de rumar à Europa para alinhar no Benfica, em 2009/10, somando 42 partidas e cinco golos pelos ‘encarnados’, numa temporada em que se sagrou campeão nacional e venceu a Taça da Liga.
Seguiram-se cinco épocas e meia ao serviço dos ingleses do Chelsea, entre 2010 e 2016, período em que arrecadou uma Liga dos Campeões e uma Liga Europa, três anos nos chineses do Jiangsu Suning (2016 a 2018) e ainda um ano e meio no Palmeiras, emblema pelo qual realizou o último jogo da carreira, em novembro de 2020, sob o comando do português Abel Ferreira.
Pela seleção do Brasil, somou 51 jogos e quatro tentos, tendo participado nos Mundiais de 2010, na África do Sul, e de 2014, em território brasileiro.