loading

Judo: Bicampeão mundial Jorge Fonseca é principal trunfo nos Mundiais

Jorge Fonseca é o grande 'trunfo' de Portugal para os Mundiais de judo, que vão ser disputados entre quinta-feira e 13 de outubro, em Tashkent, onde o português chega como bicampeão do mundo em -100 kg

Judo: Bicampeão mundial Jorge Fonseca é principal trunfo nos Mundiais
Futebol 365

Pretende partilhar este texto? Utilize as ferramentas de partilha que encontra na página de artigo. Todos os conteúdos da VISÃO são protegidos por Direitos de Autor ao abrigo da legislação portuguesa. Apoie o jornalismo de qualidade, não partilhe violando Direitos de Autor.
https://visao.sapo.pt/atualidade/desporto/2022-10-04-bicampeao-mundial-jorge-fonseca-e-principal-trunfo-nos-mundiais-de-judo/

Na capital da Uzbequistão, Jorge Fonseca apresenta-se com os títulos mundiais conquistados em Tóquio, em 2019, e em Budapeste, no ano passado, este um pouco antes de alcançar no mesmo ano o bronze nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O peso pesado português é o principal nome da comitiva de oito judocas portugueses que viaja para Tashkent, desta vez sem Telma Monteiro, quatro vezes vice-campeã mundial, que recupera de uma lesão num menisco, a que foi operada em agosto, e Patrícia Sampaio (-78 kg), também devido a lesão.

Telma Monteiro, medalha de prata nos Mundiais de 2007, 2009, 2010 e 2014 e de bronze em 2005, faz parte do reduzido número de judocas portugueses em atividade com subidas ao pódio em Mundiais.

Além da judoca do Benfica, que compete nos -57 kg, apenas Jorge Fonseca (-100 kg), Bárbara Timo, atualmente nos -63 kg, mas vice-campeã mundial em -70 kg em 2019, e Anri Egutidze, atualmente em -90 kg e bronze em -81 kg em 2021, conquistaram medalhas em Mundiais.

O grupo em Tashkent, liderado pelos selecionadores Ana Hormigo e Pedro Soares, volta a misturar experiência e juventude, com a equipa feminina a não ter desta vez maior representatividade, sobretudo face à saída de Joana Ramos, que terminou a carreira de atleta, e às lesões de Telma Monteiro e Patrícia Sampaio.

Em masculinos, Jorge Fonseca lidera o grupo de que também fazem parte Rodrigo Lopes (-60 kg), João Fernando (-81 kg) e Anri Egutidze (-90 kg), enquanto Catarina Costa (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Bárbara Timo (-63 kg) e Rochele Nunes (+78 kg) marcam presença em femininos.

Egutidze chega a estes Mundiais depois de ter mudado de categoria, com a subida aos -90 kg, bem como Bárbara Timo, que desceu aos -63 kg, sendo os dois judocas os últimos medalhados em Mundiais, além de Jorge Fonseca.

O judoca de origem georgiana foi medalha de bronze em -81 kg nos Mundiais de Budapeste de 2021, e Bárbara Timo foi vice-campeã mundial em 2019 em Tóquio, então a competir em -70 kg.

Em Tashkent, outro nome a ter em conta será o de Catarina Costa, atual quarta do ‘ranking’ mundial em -48 kg, que lhe dá estatuto de cabeça de série, e vice-campeã europeia, e o de Rochele Nunes (+78 k), judoca recém regressada à competição depois de uma lesão grave.

Rochele Nunes foi ‘travada’ por uma lesão meniscal em outubro de 2021, no Grand Slam de Paris, e no regresso aos ‘tatamis’, já em setembro deste ano, foi quinta classificada no Open Europeu de Riccione.

Os Mundiais de Tashkent decorrem de quinta-feira a 13 de outubro, na Humo Arena, com Portugal a competir apenas nas categorias individuais de peso.

A competição é o primeiro grande evento após a ‘crise’ de verão vivida na modalidade, quando um grupo de judocas, entre os quais Telma Monteiro, contestou a presidência de Jorge Fernandes, obrigando a uma ‘mediação’ do Comité Olímpico de Portugal (COP) e da secretaria de Estado da Juventude e do Desporto.

Em agosto, sete judocas, cinco dos quais do Benfica, nomeadamente Rodrigo Lopes, Anri Egutidze, Telma Monteiro, Bárbara Timo e Rochele Nunes, mais Catarina Costa e Patrícia Sampaio, subscreveram uma carta em que acusavam o presidente da Federação Portuguesa de Judo de opressão e apelavam a uma intervenção da tutela do desporto.

Programa dos Mundiais de judo, em Tashkent:

Quarta-feira, 05 out:

Sorteio.

Quinta-feira, 06 out:

Catarina Costa (-48 kg) e Rodrigo Lopes (-60 kg).

Sexta-feira, 07 out:

Joana Diogo (-52 kg).

Domingo, 09 out:

Bárbara Timo (-63 kg) e João Fernando (-81 kg).

Segunda-feira, 10 out:

Anri Egutidze (-90 kg).

Terça-feira, 11 out:

Jorge Fonseca (-100 kg).

Quarta-feira, 12 out:

Rochele Nunes (+78 kg).

Quinta-feira, 13 out:

Equipas mistas (Portugal não compete nesta categoria).

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?