O piloto britânico George Russell (Mercedes) venceu hoje a corrida sprint do Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, que, além de distribuir pontos, definiu a grelha de partida para a corrida principal de domingo da 21.ª ronda.
Esta é a segunda ‘pole position’ conseguida por George Russell na Fórmula 1, depois de se ter estreado no primeiro lugar da grelha no GP da Hungria, já esta temporada.
Russell concluiu a corrida sprint em 30.11,307 minutos, deixando o segundo classificado, o espanhol Carlos Sainz (Ferrari), a 3,995 segundos, com o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) na terceira posição, a 4,492.
O dinamarquês Kevin Magnussen (Haas), que largara do primeiro lugar para esta corrida mais curta, acabou na oitava posição.
Já o neerlandês Max Verstappen (Red Bull), que largou do segundo lugar com pneus médios, contra os macios dos adversários, chegou a passar pela liderança, mas acabou por sucumbir aos ataques de Russell, primeiro, e Carlos Sainz, a seguir.
No duelo com o piloto espanhol da Ferrari, Verstappen tocou com a frente do seu Red Bull na roda traseira direita de Sainz, danificando a asa dianteira.
O já campeão mundial viria ainda a perder o terceiro lugar para Lewis Hamilton, optando por não ceder a quarta posição ao seu companheiro de equipa, o mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), que pedira a troca de lugares à equipa, pois diz precisar “dos pontos” para segurar o segundo posto do campeonato.
Esta foi a primeira vez que Max Verstappen perdeu uma corrida sprint desde que foram introduzidas no Mundial de Fórmula 1, em 2021. Este ano o formato já tinha sido utilizado no GP da Emilia Romagna e no da Áustria.
“Foi incrível. É a demonstração do progresso que temos feito enquanto equipa. Amanhã (domingo), vamos tentar a vitória”, frisou Russell.
Com estes resultados, Max Verstappen mantém o comando do campeonato – já assegurou matematicamente o bicampeonato –, com 421 pontos, seguido de Pérez, com 284.
O monegasco Charles Leclerc (Ferrari), que foi sexto, está em terceiro do campeonato, com 278 pontos, seguido de Russell, que tem 239.
No domingo, disputa-se a corrida principal, com 71 voltas, que valem 25 pontos ao vencedor, ao invés dos oito hoje atribuídos.
Resultado da corrida de qualificação Sprint
1) George Russell (Mercedes)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) Max Verstappen (Red Bull)
5) Sergio Pérez (Red Bull)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
8) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
9) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
10) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)
11) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
12) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
13) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
14) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
15) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
17) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
18) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
19) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
OUT) Alexander Albon (Williams/Mercedes)