Benfica e Sporting empataram hoje a 27 golos, no jogo grande da 12.ª jornada do campeonato português de andebol, disputado na Luz, perdendo terreno para o líder FC Porto.
No encontro entre segundo e terceiro, o Benfica podia ter subido um lugar na classificação, mas acabou por ceder perante o ainda invicto rival, mantendo-se a um ponto dos ‘leões’ e a três dos ‘dragões’, que têm mais um jogo.
Com o presidente do Benfica, Rui Costa, o Sporting foi o primeiro a marcar, num início bastante equilibrado, em que só aos oito minutos o Benfica conseguiu dois golos de vantagem.
Benfica estava melhor, a saber gerir bem a vantagem, com o guarda-redes Sergey Hernandez em grande destaque, a conseguir travar várias investidas dos ‘leões’.
Passados 15 minutos de jogo, quebra do Benfica e o Sporting aproveitou para chegar ao empate através de um livre de 7 metros cobrado por Kiko Costa. O Benfica rapidamente reagiu e recuperou a vantagem por dois golos, fixando o marcador em 8-6 a 10 minutos do fim da primeira parte. Muitos erros defensivos da parte do Sporting, aproveitados pela formação ‘encarnada’, que, através de Leandro Semedo, elevou a vantagem para 10-7.
Tudo parecia correr bem ao Benfica, mas com as emoções à flor da pele próprias de um dérbi lisboeta, o Sporting soube chegar ao empate (12-12) e ainda antes do apito para o intervalo Kiko Costa subiu até à linha dos 7 metros para dar vantagem aos ‘leões’, que, apesar do domínio do Benfica, conseguiram ir para os balneários com vantagem no marcador (12-13).
No arranque da segunda parte, a equipa da casa vinha determinada a virar o jogo e pouco depois do arranque para o segundo tempo, o Benfica conseguiu empatar a partida. Contudo, o Sporting não baixou os braços e correu atrás do resultado. Correu tanto que conseguiu empatar o encontro, mais uma vez, com Kiko Costa em destaque. Já com os ‘encarnados’ na frente do marcador, Rahmel, Martim Costa e Alexis Borges desentenderam-se em campo, sendo sancionados com dois minutos de banco.
Os ânimos continuaram acesos e a 15 minutos do fim tudo empatado no Pavilhão 2 da Luz, com o Sporting sempre na busca pelo resultado. Aos 44 minutos, Alexis Borges acertou com a bola na cabeça de Leo Maciel e, porque era a terceira vez que estava a ser excluído, foi expulso do encontro.
Sendo uma das peças mais influentes do Benfica, as ‘águias’ sentiram a falta do pivot e o Sporting conseguiu mesmo chegar à vantagem (21-22), graças ao golo de Gassama. Kiko Costa voltou à linha dos 7 metros e deu vantagem de dois golos para os leões e, no fim do encontro, foi o Benfica quem teve de correr atrás de um resultado positivo.
O fim do jogo foi impróprio para cardíacos e no último fôlego, Bélone concretizou para os ‘encarnados’, selando o resultado final no empate entre as duas equipas.
O encontro foi arbitrado por Marta e Vânia Sá e foi a primeira vez que duas mulheres apitaram um clássico de andebol.