A portuguesa Ana Sofia Costa sagrou-se campeã mundial de boccia na classe BC3 feminino, no sábado, enquanto José Abílio Gonçalves conseguiu a prata na vertente masculina, nos campeonatos da modalidade, que decorrem no Rio de Janeiro.
Portugal fechou assim as competições individuais com três medalhas, o ouro de Ana Sofia Costa, e a prata de José Abílio Gonçalves juntaram-se ao bronze conseguido por André Ramos, na prova de BC1.
Ana Sofia Costa, que teve como operadora de calha Celina Lourenço, impôs-se na final à australiana Jamiseon Leeson, por 6-2, enquanto José Abílio Gonçalves, apoiado por Paulo Correia, perdeu no jogo decisivo (5-1) com o australiano Daniel Michel, também da Austrália.
Hoje começam as competições coletivas, nas quais Portugal, que levou seis atletas aos Mundiais, está representado com uma equipa BC1/BC2 e um par BC3.
O boccia destina-se a atletas com deficiência motora (paralisia cerebral em cadeira de rodas, ou doenças neuromusculares), podendo ser disputado individualmente, em pares ou por equipas de três elementos, sem divisão por sexos.