Os antigo árbitros consideraram acertada a escolha de Artur Soares Dias para 'apitar' o dérbi entre Benfica e Sporting do próximo domingo.
"A escolha de Artur Soares Dias era fácil de prever e é uma escolha adequada", sublinhou Pedro Henriques, à margem do lançamento do INseparable, um gin da autoria de Nélson, antigo guarda-redes do Sporting, que decorreu no Centro de Artes e Criatividade, em Torres Vedras.
Ainda mais, referiu o antigo árbitro, numa semana que "não foi boa para a arbitragem".
"O universo sportinguista fez muita crítica em relação ao jogo do Sporting na Madeira, e depois também pelo jogo da Taça de Portugal entre Benfica e Varzim, portanto houve uma tempestade perfeita", recordou.
Pedro Henriques, que conta na sua carreira com muitos dérbis, considera Artur Soares Dias um "dos mais conceituados", o que, acrescentou, lhe dá "coisas que poucos árbitros em Portugal têm neste momento para este tipo de jogo".
O juiz escolhido vai arbitrar pela 23.ª vez um jogo entre 'grandes'.
Para a boa prestação de Soares Dias, disse também Pedro Henriques, vão contribuir "muito" os adeptos, mas também a forma como o árbitro vai conseguir gerir os ânimos.
"Um gesto que se tem com um jogador, mais ou menos agressivo, a maneira como se mostram os cartões, como se gerem os bancos, isso não vai ter só impacto ali, mas sim naqueles que estão ali a assistir, assim como em casa", justifica.
Por seu turno, Duarte Gomes afirma que "ninguém pode colocar em causa a nomeação de Artur Soares Dias".
"É preciso ter experiência para estes jogos. Teoricamente, o jogo está bem entregue, agora que o árbitro tenha a sorte do jogo e que os jogadores contribuam para isso", apelou o também antigo árbitro, dizendo esperar que “os jogadores percebam que têm uma parte importante para que tudo corra bem e que no final não se fale de arbitragem".
No jogo marcado para domingo, referente à 16.ª jornada da I Liga portuguesa, Artur Soares Dias vai ter como assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, o quarto árbitro vai ser Rui Costa, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar Tiago Martins.
O dérbi joga-se num momento em que o Benfica lidera o campeonato, com 40 pontos, enquanto o Sporting é quarto classificado, com 28.