O jogo de ''alto risco'' de domingo entre o FC Porto e o Benfica, no Dragão, para a 29.ª jornada da Liga portuguesa de futebol, envolve, direta e indiretamente, mais de 750 efetivos policiais.
De acordo com a informação prestada hoje pela PSP/Porto, 500 elementos estão destacados para as imediações do estádio e para o próprio recinto, enquanto os restantes 250 vão ser distribuídos pela cidade.
O subintendente José Fernandes, que apelou ao ''fair play'' de todos os intervenientes, considera os elementos destacados para domingo ''adequados e suficientes'' para um ''jogo de futebol com sentido de festa''.
José Fernandes referiu que os adeptos portistas não terão enquadramento especial, exceção feita ao controlo das claques Super Dragões e Colectivo 95, enquanto que as do Benfica serão acompanhadas até ao estádio.
O foco principal do enquadramento aos benfiquistas será feito desde a Estação de Campanhã, onde o grosso dos cerca de 3000 adeptos previstos deverá chegarsendo estes escoltados pela PSP até ao Dragão.
A PSP, para evitar situações recentes de atrasos na entrada do recinto, solicitou um reforço dos elementos responsáveis pela revista e recomendou a presença no estádio entre as 18:30 e as 19:00.
O policiamento na cidade estará a cargo de 250 elementos, espalhados estrategicamente pelos sítios em que, caso haja festa, poderão ser utilizados pelos benfiquistas para comemorar a conquista do título de campeão.
A PSP está preparada para intervir ''caso pessoas mais nervosas tenham comportamentos menos adequados'' e apresenta três níveis. O primeiro com elementos à paisana no terreno, o segundo com intervenção rápida e o terceiro recorrendo ao corpo de intervenção.
O recurso aos transportes públicos, por troca com as viaturas pessoais, o estacionamento longe das imediações do estádio e não serem portadores de objetos proibidos constituem as recomendações principais.
A PSP referiu ainda que já distribuiu junto das casas do Benfica as recomendações que considera importantes para quem se desloca ao Dragão e assegura que as condições de segurança estão acauteladas.
''Isto não quer dizer que não possam existir incidentes pontuais isolados'', referiu o subintendente José Fernandes, garantindo, no entanto, que ''qualquer problema será resolvido de forma rápida''.
A deslocação de Lisboa ao Porto dos adeptos do Benfica, quer de comboio quer de autocarros, será feita com acompanhamento de forças policiais de várias valências, bem como o patrulhamento nas áreas de serviço será assegurado pela GNR.
A comitiva do Benfica, direção, equipa técnica e jogadores, merecerá por parte da PSP tratamento ''idêntico ao de outros jogos de alto risco ou das competições europeias'', com serviço de batedores e segurança.
A PSP recomenda a todos os benfiquistas que só poderão aceder ao estádio, exceção feita aos portadores de convites, através dos setores 22, 23 e 24, pelo que não devem comprar ingressos para outras áreas.
O FC Porto recebe o Benfica, pelas 20:15 de domingo, no estádio do Dragão, em jogo da 29.ª e penúltima jornada da Liga portuguesa de futebol, que poderá garantir o título de campeão nacional para os benfiquistas.