O Estoril Praia, com uma prestação segura, derrotou hoje o Casa Pia, por 2-0, na 16.ª jornada da I Liga, e pôs termo a um ‘jejum’ de três meses sem vitórias em jogos oficiais.
Francisco Geraldes (32 minutos), de grande penalidade, e Tiago Gouveia (77) marcaram os golos dos 'canarinhos', que jogaram em superioridade numérica desde os 55 minutos, após a expulsão de Clayton.
Frente a frente estava um Estoril Praia muito necessitado de vitórias – cumpria uma série de 10 jogos sem vencer, que já ultrapassava os três meses – e um Casa Pia galvanizado pela possibilidade de subir ao quarto lugar, poucos dias depois de assegurar a presença nos quartos de final da Taça de Portugal pela primeira vez no seu historial.
A primeira parte foi controlada pela equipa da casa, que entrou de forma impositiva, mas revelava dificuldades em furar a linha defensiva dos casapianos, que tinham a defesa menos batida da competição, a par do FC Porto, com apenas 11 golos sofridos.
Ainda assim, o Estoril Praia foi persistente e foi premiado por essa postura, com Francisco Geraldes, que regressava à competição ao fim de mais de dois meses após recuperar de um problema num joelho, a entrar na área visitante e a forçar um toque com a mão de Fernando Varela.
A marcação do penálti ficou a cargo do próprio camisola 10 ‘estorilista’, que fez o primeiro golo da partida.
O controlo dos locais no jogo e no resultado manteve-se, com o Casa Pia a reagir de forma ténue, com dois remates e ambos sem perigo até ao intervalo.
Os ‘gansos’ entraram com uma abordagem diferente nos primeiros dez minutos do segundo tempo, até que, após entrada dura sobre Francisco Geraldes a meio-campo, Clayton recebeu ordem de expulsão aos 55 minutos e reduziu os visitantes a dez unidades.
A superioridade no resultado e no número de efetivos conduziu o Estoril Praia a novo domínio que se traduziu em novo golo já no último quarto de hora, aos 77 minutos, após uma boa jogada: Francisco Geraldes (a figura do encontro) fez um passe longo para a desmarcação de Tiago Gouveia, que recebeu a bola, tirou um defesa do caminho e atirou cruzado sem hipóteses de defesa para João Bravim.
Após dez encontros consecutivos sem vencer – juntando I Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga –, o Estoril Praia celebrou o retorno aos sucessos, ascendeu ao 13.º posto, com 19 pontos.
Por seu turno, o Casa Pia perdeu a oportunidade de subir ao quarto lugar e ultrapassar o Sporting e mantém o quinto posto, com 27 pontos.