O Beira-Mar e o Portimonense colocaram-se hoje a um ponto da subida à Liga portuguesa de futebol, ao vencerem na Vila das Aves (3-1) e na receção ao Varzim (3-2), respetivamente, na 29.ª jornada da Liga de Honra.
A formação aveirense, que havia perdido a liderança na última ronda, voltou ao comando (51 pontos), com tentos de Artur, Élio e Kanu, e só precisa de empatar em casa com o “lanterna vermelha” Carregado para voltar ao convívio com os “grandes”.
Por seu lado, o Portimonense (segundo, também com 51 pontos), vencedor graças a um penalti de Ricardo Pessoa a acabar, tem tarefa mais complicada, pois desloca-se ao reduto da Oliveirense, que perdeu a liderança, ao cair na deslocação ao relvado do Feirense (2-1), mas continua na luta.
A formação de Oliveira de Azeméis (quarta, com 49 pontos) precisa de ganhar em casa aos algarvios e esperar que o Feirense (quinto, com os mesmos 49 pontos) não vença fora o Estoril-Praia, depois de hoje se ter relançado com tentos de Maurício e Roberto.
Nas contas da subida está também o Santa Clara (quinto, com 48 pontos), mas praticamente já sem hipóteses, depois de se ter ficado por um empate a zero em Barcelos, com o Gil Vicente.
No que respeita à fuga à despromoção, o Sporting da Covilhã saltou do 15.º para o 13.º lugar, ao vencer em casa o Desportivo de Chaves (2-0), que caiu para 15.º, e beneficiar do desaire do Varzim, agora 14.º, em Portimão.
A fechar a prova, o Varzim (28 pontos) recebe o Sporting da Covilhã (30), enquanto o Desportivo de Chaves (28), finalista da Taça de Portugal, é anfitrião do CD Fátima.