O treinador belga Georges Leekens foi nomeado selecionador da Bélgica de futebol, em substituição do holandês Dick Advocaat, que rescindiu o contrato no mês passado, anunciou hoje a federação belga.
Leekens, atual treinador do Courtrai, quinto do campeonato belga, ''deverá assinar nos próximos dias um contrato até ao verão de 2012'', anunciou o diretor técnico da federação, Philippe Collin, numa estação de televisão.
Segundo órgãos de comunicação social belgas, a federação optou por Leekens depois de falhadas as contratações de Eric Gerets, considerado caro, e Michel Preud'homme, ex-guarda-redes do Benfica, não libertado pelo seu clube, o La Gantoise.
Georges Leekens, 60 anos, foi o treinador dos ''Diabos Vermelhos'' entre 1997 e 1999, qualificando a Bélgica para o Mundial de 1998, em França.
Dick Advocaat, que acumulava as funções de selecionador e de treinador do AZ Alkmaar, tendo falhado a qualificação para o Mundial2010, rescindiu o contrato com a federação a 15 de abril e deverá assumir o cargo de selecionador da Rússia.