Uma arrancada de Safira, ainda na primeira parte, garantiu este sábado o triunfo ao Vitória de Guimarães e ao mesmo tempo prolongou a má fase que o Estoril Praia atravessa na I Liga.
O golo de Safira revelou-se determinante para o desfecho deste encontro, da 19.ª jornada da I Liga, e entre emblemas em momentos distintos, dado que o panorama era claramente negativo para o Estoril Praia, que desde o dia 14 de outubro, data na qual derrotou o Amora na terceira eliminatória da Taça de Portugal, apenas conseguiu vencer um jogo, frente ao Casa Pia, para o campeonato, a 16 de janeiro.
O Vitória de Guimarães entrou, por isso, mais confiante, fruto também da sua melhor condição na tabela classificativa – entrava em campo como sexto colocado, enquanto o Estoril Praia era 14.º - e conseguiu ser mais afirmativo no período inicial, chegando ao golo aos 11 minutos, através de um passe em profundidade tirado por Afonso Freitas ainda a partir do seu meio-campo.
O passe do ala esquerdo vitoriano lançou em velocidade Safira, que, perante uma hesitação de Bernardo Vital, se enquadrou com a baliza e apontou o 0-1.
A equipa local conseguiu sacudir a pressão a partir dos 20 minutos e dispôs de uma muito boa ocasião para finalizar, mas Cassiano não conseguiu vencer a oposição de Bruno Varela, que conseguiu defender ‘à queima-roupa’ o desvio do ponta-de-lança estorilista, aos 22.
Apesar de ser o Estoril Praia, a equipa que se encontrava em situação de desvantagem, a apresentar uma maior percentagem de posse de bola, até ao intervalo, o golo esteve mais próximo para o conjunto visitante, aos 36 minutos, quando André Silva atirou na pequena área para uma excelente defesa de Dani Figueira para canto.
No segundo tempo, a iniciativa pertenceu praticamente por inteiro à equipa da casa, que operou alterações de forma a incutir maior poderio ao seu ataque, mas não conseguiu criar situações de real apuro para Bruno Varela, apesar dos esforços da parte dos 'canarinhos' no sentido de o fazer, nomeadamente no período final.
O Estoril Praia não conseguiu, assim, evitar novo desaire, mantendo a 14.ª posição na tabela com 19 pontos. Ainda assim, a equipa da Linha de Cascais dispõe de uma oportunidade para fazer face ao mau momento ao cumprir na quinta-feira, pelas 18:00 horas, a partida em atraso da 14.ª jornada, na qual receberá o Boavista no Estádio António Coimbra da Mota.
Com mais motivos para sorrir, o Vitória de Guimarães somou a segunda vitória consecutiva na I Liga de futebol e tirou proveito da derrota do Casa Pia frente ao Benfica para alcançar o conjunto lisboeta no quinto posto, com 30 pontos conquistados, regressando à competição dentro de uma semana, pela 20.ª jornada, para receber o Portimonense no próximo sábado, pelas 20:30 horas.