A Fundação FIFA vai doar um milhão de dólares (940.000 euros ao câmbio de hoje) para ajudar as vítimas dos sismos que atingiram a Turquia e a Síria, anunciou esta sexta-feira o organismo regulador do futebol mundial.
“A Fundação FIFA vai doar um milhão de dólares em ajuda humanitária de emergência, na sequência dos sismos na Turquia e na Síria, que provocaram a morte de mais de 42.000 pessoas e deixaram muitas outras sem abrigo, sob temperaturas muito baixas”, informou a FIFA.
O dinheiro vai ser utilizado para “comprar e distribuir bens essenciais, bem como para fornecer abrigo e proteção temporária” às vítimas dos sismos que atingiram os dois países, em 06 de fevereiro.
A decisão da FIFA, que se manifestou disponível para acompanhar a situação e avaliar a tomada de novas ações de apoio, surgiu após contactos com as federações de futebol da Turquia e da Síria e de organizações não-governamentais (ONG) locais e internacionais.
De acordo com os dados mais recentes, os dois tremores de terra – de magnitude 7,8 e 7,5 na escala de Richter - causaram 36.187 mortos e 108.000 feridos na Turquia. Na Síria, foram contabilizados cerca de 5.000 mortos.
A região afetada pelos dois sismos, que ocorreu em 06 de fevereiro e teve epicentro localizado na Turquia, estende-se por 100.000 quilómetros quadrados, onde habitam 14 milhões de pessoas.