O FC Porto venceu os últimos 10 jogos, entre todas as competições, e chega quarta-feira em alta a San Siro, para começar a disputar com o Inter Milão os ‘oitavos’ da Liga dos Campeões.
Ainda que de forma muitas vezes pouco convincente e quase sempre com exibições com ‘olhos’ só para o resultado, os ‘dragões’ têm somado triunfos, quase sempre sem golos sofridos, e não perdem desde o 0-1 com o Benfica, em 21 de outubro de 2022, num embate em que ficaram muito cedo (27 minutos) com 10 unidades.
Pela frente, os segundos classificados da I Liga, a dois pontos do líder Benfica, ainda que com um jogo a mais, vão ter os vice-líderes na Serie A, mas a distantes 15 pontos do Nápoles.
Os ‘dragões’ vão para a 13.ª presença nos ‘oitavos’ (introduzido em 2003/04), com um balanço de cinco apuramentos e sete eliminações, e seguiram em frente na última vez, em 2020/21, às custas da Juventus, de Cristiano Ronaldo.
Por seu lado, os ‘nerazzurri’ cumprem a 10.ª participação nesta fase, que não ultrapassam desde 2010/11 - afastaram o Bayern Munique, com um 3-2 fora, após um 0-1 caseiro) -, um ano após a vitória na prova, sob o comando de José Mourinho.
Foi também, curiosamente, na época seguinte a ‘Mou’ conduzir o FC Porto ao cetro que os dois conjuntos se encontraram pela primeira vez nos ‘oitavos’, em 2004/05, numa eliminatória que caiu para os transalpinos, que empataram 1-1 no Dragão e venceram por 3-1 em San Siro, com um ‘hat-trick’ do brasileiro Adriano.
Agora, quase duas décadas depois, os dois conjuntos reencontram-se e os transalpinos voltam a partir favoritos, numa altura em que contam apenas uma derrota nos últimos 18 jogos – mais 14 vitórias e três empates -, desde 09 de novembro de 2022.
Como o FC Porto, a derrota (0-1 na receção ao Empoli) aconteceu num jogo em que o Inter ficou cedo (40 minutos) reduzido a 10 unidades, por expulsão do eslovaco Skriniar.
Para o embate da primeira mão, no mítico San Siro, os dois clubes não têm baixas por castigo, mas os ‘dragões’ vão surgir diminuídos devido a lesão, pois poderá não haver Uribe, Otávio, Evanilson, Wendell, Veron e Fábio Cardoso.
Na antecâmara do regresso à ‘Champions’, o FC Porto venceu – sem convencer – na receção ao Rio Ave, por 1-0, com um tento do espanhol Toni Martínez, enquanto o Inter recebeu e bateu a Udinese por 3-1, com tentos do belga Lukaku (grande penalidade), do arménio Mkhitaryan e do argentino Lautaro Martínez.
O encontro entre o FC Porto e o Inter Milão, da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol, realiza-se na quarta-feira no Estádio Giuseppe Meazza, no bairro de San Siro, em Milão, a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa).
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.