loading

Crónica: Gil Vicente vira do avesso FC Porto condicionado por duas expulsões

Duas expulsões e um penálti ajudaram o Gil Vicente a vencer inesperadamente o FC Porto por 2-1, em partida da 22.ª jornada da I Liga. Com este resultado aumentou para oito pontos o atraso dos 'dragões' para o líder Benfica.

Crónica: Gil Vicente vira do avesso FC Porto condicionado por duas expulsões
Futebol 365

No Estádio do Dragão, no Porto, os anfitriões terminaram com nove unidades, devido às expulsões de João Mário, aos 35 minutos, e do colombiano Matheus Uribe, aos 52, num encontro em que até abriram o marcador, através do iraniano Mehdi Taremi, aos quatro.

O espanhol Fran Navarro repôs a igualdade, aos 27 minutos, para se tornar o melhor marcador da história do clube de Barcelos no escalão principal, à frente dos 28 golos de Paulo Alves, sendo que o brasileiro Murilo concluiu a ‘cambalhota’, de penálti, aos 45+2.

Quatro dias depois da derrota na visita ao Inter Milão (1-0), da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, o FC Porto consentiu a terceira derrota no campeonato e quebrou uma série de 11 jogos sem perder na prova, continuando na vice-liderança, com 51 pontos, mas agora a oito do Benfica, enquanto o Gil Vicente é 13.º colocado, com 26.

Sérgio Conceição operou três mudanças entre os titulares do embate no terreno do vice-campeão italiano, com Danny Loader a substituir Galeno, ausente por lesão, e Wendell e Stephen Eustáquio a renderem Zaidu e Marko Grujić por opção técnica, respetivamente.

Os ‘dragões’ introduziram a bola na baliza minhota logo na primeira jogada do duelo por Taremi, que foi apanhado em fora de jogo, mas bateu mesmo Andrew ao quarto minuto, ao combinar em contra-ataque com Loader para regressar aos golos cinco jogos depois.

Esse lance expôs problemas no controlo da profundidade da formação de Daniel Sousa, que introduziu Zé Carlos e Pedro Tiba nos lugares de Carraça e Vítor Carvalho face ao empate caseiro com o Vizela (1-1), da jornada anterior, e se sujeitou a outros percalços.

Pepê rematou por cima com a baliza escancarada, após centro de João Mário, aos nove minutos, e Loader acertou na barra, aos 18, precedendo um período em que o FC Porto começou a somar erros na circulação de bola perante um Gil Vicente subido no terreno.

Juan Manuel Boselli obrigou Diogo Costa a defesa apertada, aos 25, dois minutos antes de Tomás Araújo descobrir com um passe à distância Zé Carlos, que ganhou a linha de fundo sob a direito e cruzou rasteiro para o golo do empate do ‘inevitável’ Fran Navarro.

Os anfitriões sentiram o golpe e passaram a jogar em inferioridade numérica a partir dos 35 minutos, quando o árbitro Rui Costa recorreu às imagens do videoárbitro (VAR) para mudar de amarelo para vermelho a cor do cartão mostrado a João Mário, ao entender que o lateral impediu com a mão uma solicitação de Murilo, que deixaria Boselli isolado.

O Gil Vicente intensificou a sua variabilidade de movimentos e ameaçou a reviravolta aos 40 minutos, num ‘tiro’ à trave de Murilo, que, aos 45+2, se mostrou eficiente da marca de penálti, depois de uma falta de Uribe sobre Boselli igualmente detetada através do VAR.

O médio colombiano já tinha recebido cartão amarelo instantes antes e acabaria por ser expulso aos 52 minutos, adensando a complexidade da missão do conjunto de Sérgio Conceição, que improvisara um ‘4-2-3’ em função das circunstâncias para o reatamento.

Paradoxalmente, os minhotos prescindiram de tomar riscos no último terço e escudaram-se com vários jogadores atrás da bola, vendo o suplente Gonçalo Borges (62 minutos) e Taremi (66) errarem o alvo, além de um golo anulado a Eustáquio por fora de jogo (68).

O avanço do relógio potenciou uma toada anárquica nas duas áreas, mas sem ocasiões significativas, com o Gil Vicente a assegurar um inédito triunfo no recinto ‘azul e branco’ - ao fim de 25 derrotas e um empate -, no dia do 40.º aniversário do capitão portista Pepe.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?