loading

Crónica: Gonçalo Ramos assegurou ‘almofada’ pontual confortável ao Benfica

Dois golos da autoria de Gonçalo Ramos deram esta sexta-feira a vitória ao Benfica frente ao Famalicão, por 2-0, em partida da 23.ª jornada da I Liga, mantendo o conforto na liderança da tabela classificativa.

Crónica: Gonçalo Ramos assegurou ‘almofada’ pontual confortável ao Benfica

No Estádio da Luz, em Lisboa – que superou hoje a ‘barreira’ do milhão de espetadores esta temporada -, o internacional luso destacou-se na tabela dos melhores marcadores da competição, ao anotar mais dois golos, aos 36 e 90+3 minutos, para um total de 15.

As ‘águias’, que não puderam contar com o treinador alemão Roger Schmidt no banco, devido a castigo, somam agora 62 pontos e ampliam provisoriamente para 11 pontos a vantagem para o FC Porto, que ainda não jogou nesta ronda, enquanto o Famalicão é o 10.º classificado, com 27, em igualdade pontual com o Rio Ave, com menos um jogo.

O Benfica sentiu algumas dificuldades nos primeiros minutos para penetrar pela última linha do Famalicão, criando perigo apenas através de alguns ‘rasgos’ individuais, como Rafa, regressado à titularidade nos benfiquistas no lugar do lesionado Gonçalo Guedes.

Já os minhotos apresentaram-se na Luz com uma postura agressiva defensivamente, o que não os impediu de criarem perigo aos 22, num remate de muito longe de Leandro Sanca, novidade no ‘onze’ inicial, a par de Pablo Felipe, em vez de Dobre e Denilson Jr.

No entanto, era o Benfica quem tomava controlo absoluto da posse de bola, como era expectável, mesmo sem oportunidades de relevo, até Gonçalo Ramos desbloquear o jogo, aos 36, muito oportuno a encostar uma segunda tentativa de passe de Grimaldo.

Destaque ainda, no lance do primeiro golo, para o fantástico passe longo de Otamendi, a desmarcar Grimaldo de grande distância.

O Famalicão até reagiu bem e ameaçou empatar de seguida, mas, após alguma confusão, o lance perdeu-se na linha de fundo.

Aguirregabiria rendeu Riccieli nos minhotos no reatamento, num segundo tempo em que o Benfica entrou a todo o gás, com várias oportunidades para ampliar a vantagem, mas Grimaldo, aos 48, e Neres, aos 52, falharam o alvo, em remates em zona frontal.

Apesar da vantagem tangencial, o Benfica tinha a partida controlada, mas faltava-lhe a tranquilidade que só chegaria com mais um golo, mas, já em remates enquadrados, os avançados Gonçalo Ramos, para boa estirada de Luiz Júnior, e Rafa, a acertar na trave, não conseguiram sentenciar o triunfo, diante de um Famalicão a remeter-se à defesa.

Uma mão na bola de Ivo Rodrigues, dentro de área, gerou enormes protestos na Luz, mas o árbitro Artur Soares Dias e o videoárbitro Vasco Santos não consideraram haver motivo para assinalar uma grande penalidade, sob um ‘coro’ de assobios nas bancadas.

Os ‘encarnados’, sem pensar na ‘Champions’, demoraram a fazer alterações, fazendo apenas entrar Musa (82) e João Neves (87), nos lugares de Rafa e Neres, mas o Benfica ainda chegou ao 2-0, aos 90+3, com um ‘bis’ de Gonçalo Ramos, a aproveitar a defesa incompleta de Luiz Júnior a um primeiro disparo de Grimaldo, para marcar na recarga.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?