loading

Crónica: Sporting desperdiçou muito até Paulinho sair do banco para decidir jogo em Portimão

O Sporting somou esta sábado a terceira vitória consecutiva na I Liga, ao bater o Portimonense, por 1-0, com um golo do suplente Paulinho, mantendo a perseguição aos lugares que garantem acesso à Liga dos Campeões.

Crónica: Sporting desperdiçou muito até Paulinho sair do banco para decidir jogo em Portimão
Futebol 365

Os 'leões' dominaram, mas, numa noite de muito desperdício, Pedro Gonçalves falhou uma grande penalidade (42) e atirou aos 'ferros' (65), acabando por redimir-se com a assistência para a finalização certeira do avançado português, que colocou justiça no marcador dois minutos depois de ter sido aposta de Rúben Amorim (77).

Na corrida aos lugares de ‘Champions’, o Sporting, quarto classificado, com 47 pontos, reduziu distâncias, à condição, para FC Porto, segundo classificado (51), que entra em ação ainda hoje (20:30) no terreno do Desportivo de Chaves, e Sporting de Braga, terceiro (49), que no domingo recebe o Rio Ave.

A equipa de Paulo Sérgio - que, como treinador, nunca venceu o Sporting, somando hoje a 11.ª derrota em 14 jogos - ocupa provisoriamente o 12.º lugar, com 26 pontos.

No Sporting, posicionado no habitual '3-4-3', com Pedro Gonçalves no trio de ataque, Rúben Amorim mudou cinco peças (Diomandé, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Ugarte e Chermiti voltaram à titularidade) em relação à vitória caseira sobre o Estoril Praia (2-0).

Já no Portimonense registaram-se três novidades face à derrota em Famalicão (1-0), num 'onze' que partia de uma base de '4-3-3' para, em missão defensiva, se moldar quase sempre num '6-3-1': os centrais habitualmente titulares ao longo da época, Pedrão e Relvas, foram hoje laterais, enquanto os extremos Seck e Ouattara recuavam para a marcação aos laterais adversários.

Com as escolhas iniciais, o padrão de jogo parecia definido e o Sporting assumiu a posse de bola praticamente desde o apito inicial, ainda que, além de um par de 'tiros' de longe para fora, tenha demorado um quarto de hora a criar o primeiro lance de relativo perigo.

Na sequência de um canto, num lance confuso, Nakamura voou para evitar a primeira tentativa de Pedro Gonçalves e, na recarga, Morita viu Pedrão cortar a bola 'em cima' da linha de baliza (17).

O Sporting controlava a seu bel-prazer, com Pedro Gonçalves (28) e Marcus Edwards (32) a desperdiçarem lances claros de perigo, perante um Portimonense inexistente do meio-campo para a frente e em que só Maurício ameaçou, num livre frontal ao lado (34).

Aos 39 minutos, Ouattara cometeu grande penalidade sobre Nuno Santos - confirmada pelo videoárbitro, pois Gustavo Correia tinha assinalado falta fora da área -, mas Pedro Gonçalves desperdiçou o 'castigo máximo' com um remate muito por cima da trave (42).

Na segunda parte, que arrancou com um corte defeituoso de Park Ji-soo para a barra da baliza algarvia (47), o ascendente 'leonino' acentuou-se, as ocasiões surgiam sucessivamente, porém, a ineficácia na finalização mantinha o 'nulo' no marcador.

Nakamura evitou o golo de forma brilhante três vezes, em remates de Pedro Gonçalves (51 e 72) e Ricardo Esgaio (63), com o médio a manter a 'maré' de azar ao acertar no poste (65).

Até que Rúben Amorim apostou em Paulinho, Pedro Gonçalves recuou para o lugar de Ugarte e, depois de muito falhar, redimiu-se com o passe para o golo do avançado, que 'emendou' com o pé esquerdo, nas costas da defesa algarvia (77).

Em desvantagem, Paulo Sérgio colocou em campo as 'peças' ofensivas que tinha no banco: o tempo de jogo parecia já escasso para a resposta, mas Pedrão (87) e Yony González (90) ainda ameaçaram, obrigando Adán a duas excelentes defesas.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Futebol365 365
14-06-2024 · 17:52

Sporting: El Killer português

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?