O paraguaio Óscar Cardozo, avançado do campeão nacional Benfica, foi o melhor marcador da primeira edição da Liga Europa em futebol, prémio que partilha com o peruano Claudio Pizarro, jogador do Werder Bremen.
Óscar Cardozo e Claudio Pizarro somaram, cada qual, nove golos, mais três do que um sexteto, no qual se inclui o uruguaio Diego Forlan, autor dos dois tentos que deram hoje o título ao Atlético de Madrid.
Neste grupo figuram também Bobby Zamora e o húngaro Zoltán Gera, jogadores do Fulham, que só caiu na final de Hamburgo e já no prolongamento (2-1).
Cardozo marcou 10 golos na competição, mas o primeiro não entra nas contas, uma vez que foi conseguido nos “play-offs” e, para a UEFA, a contabilidade é feita apenas a partir da fase de grupos.
O também melhor marcador da Liga portuguesa, com 26 golos, mais um do que o colombiano Falcão (FC Porto), apontou um tento ao BATE Borisov, três ao Everton, dois ao Hertha de Berlim e três ao Liverpool, depois do apontado ao Vorskla Poltava, na eliminatória de acesso à prova.