O Desportivo de Chaves venceu este sábado o Portimonense em Trás-os-Montes, por 2-0, com golos de Juninho e de Abass, em encontro da 24.ª jornada da I Liga, em que os algarvios falharam duas grandes penalidades.
Depois de quatro jogos sem vencer e três derrotas consecutivas, nem a expulsão de Rodrigo, aos 88 minutos, e duas grandes penalidades assinaladas a favor do Portimonense, desperdiçadas por Welinton e Ricardo Matos, impediram o Desportivo de Chaves de reencontrar o caminho das vitórias hoje, em Trás-os-Montes.
Contudo, foram os ‘alvinegros’ a entrar melhor na partida, estando por cima do jogo nos primeiros 10 minutos, com mais bola e pressão insistente no meio-campo transmontano. A partir do minuto 11, os transmontanos equilibraram, registando duas grandes oportunidades e três transições que os colocaram por cima do jogo, sobretudo depois da primeira grande oportunidade do encontro, com Juninho a rematar rasteiro (12) na área ‘algarvia’, após assistência de Benny, para grande defesa de Kosuke.
Pouco depois, aos 15, o médio português fez nova assistência, desta vez para Guima que, de fora da área, rematou para as mãos do guardião japonês.
O camisola 21 voltou a estar em destaque aos 23 minutos, ao surgir à esquerda, já na área, e cruzar para Euller que falhou o duelo com Kosuke à boca da baliza.
Acabou por ser Juninho a colocar os transmontanos na frente do marcador aos 31 minutos. Depois de uma grande defesa do guardião dos algarvios a um primeiro remate de Benny, na recarga, o capitão dos transmontanos insistiu, Juninho encontrou espaço à entrada da pequena área e atirou a contar, aos 31.
Nove minutos depois, Diaby esteve perto de empatar a partida, mas o remate saiu ao lado das redes guardadas por Rodrigo e o Portimonense seguiu para intervalo em desvantagem no marcador.
Já na etapa complementar, Welinton teve nos pés a oportunidade para empatar a partida, mas acertou em cheio no poste direito da baliza dos transmontanos (54) ao cobrar uma grande penalidade assinalada a favor dos ‘guerreiros do sul’ por entrada dura de Queirós sobre Pedrão.
Depois de alguns minutos de jogo estatisticamente equilibrados, o Portimonense voltou a dominar o encontro e a registar várias oportunidade de golo por intermédio de Pedrão (65), Rui Gomes (67) e Yony González (70).
Apesar da atitude pressionante e das ameaças dos visitantes, foram os transmontanos a reencontrar o caminho da baliza por intermédio de Abass (73), que fez o segundo para os visitados com seis minutos de jogo.
Aos 77, Juninho chegou a ‘bisar’ e a aumentar a vantagem dos transmontanos, mas o golo foi invalidado por fora de jogo do avançado brasileiro.
Pouco depois, aos 81, Rodrigo defendeu uma grande penalidade marcada por Ricardo Matos por falta sobre Welinton do guardião transmontano, que viria a ser expulso após ver o segundo amarelo aos 88 minutos, ficando os visitados reduzidos a 10 elementos.
Vítor Campelos operou a quinta substituição do encontro já em tempo de compensação, ao trocar João Teixeira por Gonçalo Pinto, que se estreou na I Liga com a camisola do Desportivo de Chaves. O jovem guardião esteve em destaque pouco depois, ao negar o golo aos algarvios por duas vezes, garantindo a inviolabilidade das redes transmontanas.
Com esta vitória, o Desportivo de Chaves quebrou um ciclo de três derrotas consecutivas e sobe ao 11.º lugar da tabela classificativa, com 29 pontos. Por sua vez, o Portimonense somou a terceira derrota consecutiva e é 14.º, com 26.