loading

Moçambique: Geny Catamo na convocatória para a dupla jornada frente ao Senegal

O avançado emprestado pelo Sporting ao Marítimo, é o principal destaque da convocatória da seleção moçambicana para a dupla jornada contra o Senegal, no Grupo L de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

Moçambique: Geny Catamo na convocatória para a dupla jornada frente ao Senegal
Futebol 365

O selecionador moçambicano, Chiquinho Conde, divulgou a lista dos jogadores convocados, que vão participar nos jogos de qualificação para a prova, que vai decorrer na Costa de Marfim, chamando um total de 23 atletas.

Moçambique defronta o Senegal, campeão africano, nos dias 24, em Dakar, e 28 de março, em Maputo, ocupando a segunda posição do Grupo L, liderado pelos senegaleses, com seis pontos, e integrado também pelo Ruanda e o Benin, na terceira e quarta posição, respetivamente.

Além de Catamo, que esteve fora das convocatórias nos últimos tempos devido a uma lesão, a novidade na lista anunciada pela Federação Moçambicana de Futebol (FMF) vai também para o guarda-redes Gion Chande, do FC Vaduz, do Liechtenstein – mas que joga na II divisão suíça -, convocado pela primeira vez.

No total, Chiquinho Conde leva para as partidas 23 jogadores, 10 dos quais atuando no principal campeonato moçambicano: o 'Moçambola'

Zainadine Júnior, do Marítimo, bem como Luís Miquissone, dos egípcios do Al Ahly, são também um destaque, num altura em que os ‘Mambas’ não podem contar com a experiência do defesa central do Atlético de Madrid Reinildo Mandava, que enfrenta uma lesão.

Para a fase final da CAN2023, que irá decorrer no próximo ano na Costa do Marfim, qualificam-se os dois primeiros de cada grupo, exceção feita ao grupo do país anfitrião (Grupo H), em que apenas está um lugar em disputa, visto que os costa-marfinenses têm já lugar assegurado.

A seleção moçambicana de futebol atravessa um período marcado por maus resultados, tendo sido afastada da fase africana de apuramento para o Mundial2022 e também falhado o apuramento para a CAN2021.

Nos últimos seis anos, Moçambique afastou três treinadores do comando técnico da seleção, dois dos quais portugueses, na sequência dos maus resultados que tem acumulado.

Desde outubro do 2021, a seleção moçambicana é treinada por Chiquinho Conde, antigo jogador moçambicano que atuou em Portugal em diversos clubes, como Sporting, Vitória de Setúbal, Belenenses ou Sporting de Braga.

Lista de convocados

Guarda-redes: Gion Chande (FC Vaduz, Sui), Ivan Urrubal (Associação Black Bulls) e Victor Guambe (Costa do Sol).

Defesas: Ifren Matola (União Desportiva do Songo), Clésio Baúque (FC Honka, Fil), Martinho Thauzane (Associação Black Bulls), Francisco Muchanga (Costa do Sol), Edmilson Dove (Kaizeer Chiefs, Afs), Bruno Langa (Desportivo de Chaves, Por), Zainadine Júnior (Marítimo, Por), Edson Stoe (Estoril Praia, Por).

Médios: Manuel Kambala (Magasi FC), Shaquille Nangy (Ferroviário de Maputo), Amade Momade (União Desportiva do Songo), Luís Miquissone (Al-Ahly, Egi), Dário Melo (União Desportiva de Songo), Elias Pelembe (Royal AM, Afs).

Avançados: Geny Catamo (Marítimo, Por), Gildo Vilanculos (Sporting da Covilhã, Por), Witness Quembo (Nacional, Por), Isac Carvalho (Costa do Sol), Stélio Ernesto (Ferroviário de Nampula) e Stanley Ratifo (Pforzheim, Ale).

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?