O avançado Mateo Retegui, nascido na Argentina mas com ascendência italiana, foi esta sexta-feira convocado pela primeira vez para a seleção transalpina, com vista aos primeiros jogos dos campeões europeus na fase de apuramento para o Europeu-2024.
Retegui, de 23 anos, nasceu em San Fernando e tem feito toda a carreira na Argentina, onde joga pelo Tigre, por empréstimo do Boca Juniors, sendo o melhor marcador do campeonato, com seis golos.
O facto de o avô ter origens na Sicília abriu-lhe as ‘portas’ da ‘squadra azzurra’, tendo sido agora chamado pela primeira vez pelo selecionador Roberto Mancini, que se encontra privado de Ciro Immobile, avançado da Lazio e principal referência ofensiva da formação transalpina, que está lesionado.
O guarda-redes Wladimiro Falcone, do Lecce, e o defesa Alessandro Buongiorno, do Torino, são os outros estreantes na lista de 30 convocados da Itália, que detém o título europeu, após ter conquistado o Euro2020, diante da Inglaterra.
A seleção italiana, que falhou a presença no Mundial2022, no Qatar, inicia em 23 de março a qualificação para o próximo Campeonato da Europa, recebendo precisamente os ingleses, em Nápoles, no primeiro jogo no Grupo C, antes de visitar Malta três dias depois.