O esloveno Primoz Roglic (Jumbo-Visma) venceu esta sexta-feira a quinta etapa da Volta à Catalunha e reforçou a liderança da classificação geral, enquanto o português João Almeida (UAE-Emirates) subiu ao terceiro lugar.
Roglic completou os 176,6 quilómetros entre Tortosa e Lo Port, que terminaram numa subida de categoria especial ao Mirador del Portel, com o tempo de 04:27.41 horas, à frente do belga Remco Evenepoel (Soudal-QuickStep), segundo, a seis segundos, e de Almeida, terceiro, a 12.
Na geral, Roglic continua na frente, agora com 10 segundos de vantagem em relação a Evenepoel, enquanto Almeida subiu ao terceiro posto, a 1.02 minutos do esloveno.
Na subida final, os três ciclistas seguiam juntos nos últimos quilómetros, liderados pelo espanhol Marc Soler, companheiro de equipa de Almeida.
Já dentro do último quilómetro, o ciclista luso atacou, tentando surpreender os rivais, mas teve resposta pronta de Roglic e Evenepoel e, quando os rivais aumentaram o ritmo, foi acabou por ceder.
Roglic e Evenepoel seguiam juntos, mas o esloveno acelerou nos últimos 100 metros e o belga pagou o esforço, acabando por perder alguns segundos.
Ivo Oliveira, o outro português da UAE-Emirates na Catalunha, terminou a etapa de hoje no 152.º posto e está agora no 155.º na classificação geral, já a mais de uma hora do primeiro.
No sábado, corre-se a sexta etapa, com uma ligação 174,1 quilómetros entre Martorell e Molins de Rei.