O Barcelona sagrou-se hoje campeão pela 20.ª vez na história da Liga espanhola de futebol, o sétimo título em duas temporadas sob o comando técnico de Josep (''Pep'') Guardiola.
Ex-capitão do ''dream team'' de Johan Cruyff, ''Pep'' Guardiola, discípulo do técnico holandês, foi convidado a orientar a equipa catalã no verão de 2008 e concluiu a temporada em 2009 com o triunfo na Liga dos Campeões, no campeonato espanhol, na Taça do Rei, na Supertaça de Espanha, na Supertaça Europeia e no Mundial de Clubes.
Um percurso notável do Barcelona, que conquistou esta temporada o segundo campeonato espanhol consecutivo, na despedida de Joan Laporta, impedido estatutariamente de se recandidatar à presidência do clube ''blaugrana''.
O Barcelona terminou o campeonato com 99 pontos (a maior pontuação de sempre), apenas com uma derrota e seis empates.
O argentino Messi, melhor jogador do Mundo, bisou frente ao Valladolid (despromovido) e concluiu a época como rei dos marcadores no campeonato espanhol, com 34 golos, enquanto o companheiro Valdés foi o guarda redes menos batido da competição, com 24 tentos.
Lionel Messi igualou o brasileiro Ronaldo, que, em 1996/97, foi o melhor marcador do Barcelona de sempre na Liga espanhola, com 34 golos.
Os ''blaugrana'', que golearam por 4-0 o Valladolid em casa na 38.ª e última jornada do campeonato, deixaram a três pontos o arquirrival Real Madrid, que não foi além de um empate 1-1 na visita ao Málaga de Duda, autor do golo da sua equipa e expulso já nos instantes finais do encontro.
Quiçá no derradeiro jogo de Manuel Pellegrini no comando técnico do Real Madrid - o nome do português José Mourinho continua a alimentar rumores -, a equipa de Cristiano Ronaldo, titular em Málaga, e de Pepe foi, contudo, a mais produtiva da Liga espanhola, com 102 golos, contra 98 do Barcelona.
O empate em Málaga - os ''merengues'' necessitavam de vencer e esperar que o ''Barça'' empatasse - permitiu que a formação da Andaluzia se mantivesse na Liga espanhola, juntamente com o Racing Santander.
Valladolid, Tenerife e Xerez desceram de divisão.
Barcelona, Real Madrid e Valência têm entrada direta na Liga dos Campeões da próxima temporada, enquanto o Sevilha disputará o ''play off'' da mesma competição.
O Maiorca, a equipa do português Nunes, e o Getafe apuraram-se para a Liga Europa e, se o Sevilha vencer a final da Taça do Rei (joga com o Atlético de Madrid), o Villarreal qualifica-se também para a antiga Taça UEFA.