Declarações de Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, após o jogo frente ao Benfica da 27.ª jornada da I Liga, realizado hoje no Estádio da Luz, em Lisboa.
“Foi um triunfo saboroso. Era um jogo de seis pontos entre equipas que lutam pelos mesmos objetivos. Sabíamos da importância do jogo. Ficámos a sete pontos. O Benfica tem sido mais regular ao longo do campeonato, mas aquilo que me veio à cabeça após o apito final é que com esta atitude competitiva em determinados jogos, creio que hoje estaríamos numa posição diferente.
Do jogo de hoje penso que não houve história. Fomos superiores em todos os momentos do jogo, anulámos os pontos fortes do Benfica e o resultado até podia ter sido mais volumoso. Foi um grandíssimo jogo dos meus jogadores. São eles os principais culpados desta vitória.
Cada jogo e cada ano têm momentos diferentes das equipas. O Benfica está muito bem, e hoje foi muito importante anular alguns pontos fortes do adversário, pois tem jogadores de grandíssima qualidade, tal como os nossos. Foi importante o Otávio interpretar muito bem quando tinha de ser avançado e quando tinha de ser médio. Os alas, Pepê e Galeno, também naquilo que era fechar os corredores laterais, pois sabíamos que em termos de dinâmica, no processo ofensivo, é um Benfica forte. Era importante a nossa equipa estar curta, e com a concentração competitiva necessária neste tipo de jogos. Fomos uma equipa adulta, madura e merecemos sem dúvida esta vitória.
Para mim, o que conta mais é aquilo que preparamos no campo, dentro daquilo que eu defino, perceber onde é que o adversário nos pode fazer mal. Isso é o mais importante. Gosto de ver aquilo que se passa à minha volta, gosto de ler, e se pensavam que nos desmoralizavam com algumas peças escritas e comentários, não, isso só nos dá força.
Os jogadores perceberam que era um jogo importantíssimo na casa do rival. Depois, tudo aquilo que se cria e que se fala à volta, neste caso um FC Porto fraquinho, como vi antes do jogo, um FC Porto apagado e um ‘super’ Benfica. Não devemos tirar o mérito ao Benfica que tem feito um excelente campeonato e na Liga dos Campeões também tem dado uma resposta fantástica. Estamos a caminhar para o final e cada jogo ganha peso e dimensão. Se agora está muito difícil, imaginem se perdêssemos aqui.
Mal seria se eu precisasse de uma vitória. Já estou aqui [no FC Porto] há seis anos. Era um jogo muito importante do campeonato, mas não vou comentar por cima do meu presidente, acho que não fica bem. Agora, o mais importante é os jogadores descansarem, passarem uma boa Páscoa e no início da semana começar a preparar o Santa Clara”.