O Bayern Munique, um dos clubes mais bem sucedidos da história do futebol europeu, está a enfrentar um momento delicado, com o antigo internacional alemão e lenda do clube, Lothar Matthäus, a apontar o dedo à gestão de Oliver Kahn, atual diretor geral.
Apesar de ainda estarem na luta pelo título da Bundesliga, ocupando o segundo lugar a apenas um ponto do líder Borussia Dortmund, os bávaros atravessam um período de resultados irregulares, tendo sido eliminados nos quartos de final da Liga dos Campeões pelo Manchester City.
Para Matthäus, a gestão de Kahn tem deixado muito a desejar, acusando-o de ter perdido o controlo e de estar ausente da vida do clube. O antigo internacional alemão também aponta o dedo às contratações de Hasan Salihamidzic, diretor desportivo do Bayern, que não têm tido o impacto desejado.
"A qualquer momento pode acontecer algo que não era esperado há três ou quatro meses. É claro que Oliver Kahn perdeu o controlo. Esperava mais liderança de Herbert Hainer (presidente do clube). Em retrospetiva, as contratações de Salihamidzic também não foram tão boas como se pensava", disse Matthäus.
Segundo o ex-jogador alemão, o presidente do clube, Herbert Hainer, deveria assumir mais a liderança e pressionar Kahn a ser mais ativo na gestão do clube. O antigo jogador também critica a falta de presença de Kahn no dia a dia do Bayern, salientando que o mesmo tem outros interesses.
"Kahn é invisível para os funcionários. Tem outros tipo de interesses. A família, gosta de espairecer, de ir jogar golfe… De repente, precisa de assumir as responsabilidades numa empresa em crise. É um mundo novo para ele. Talvez tenha subestimado o momento. Em Munique, as pessoas vivem para o Bayern e sofrem com o clube. Percebo isso nas conversas de rua à hora de almoço. Mas o Oliver não está lá, então não faz ideia daquilo que motiva os fãs", finalizou Matthäus.
O Bayern Munique, que soma apenas uma vitória nos últimos seis jogos, terá agora de encontrar uma forma de dar a volta por cima e reconquistar o seu lugar no topo do futebol europeu.