O jogo de ontem entre o Famalicão e o FC Porto, que ditou o apuramento dos dragões para a final da Taça de Portugal, ficou marcado por uma acusação de racismo por parte de Pepe, central da equipa portista, contra o médio argentino Santiago Colombatto, do Famalicão.
Pepe acusou Colombatto de o ter apelidado de "mono" (macaco em espanhol) durante a partida e apresentou mesmo uma queixa à polícia. No entanto, Colombatto negou categoricamente a acusação e recorreu ao Instagram para responder ao central azul e branco.
O médio argentino citou um emotivo discurso que o treinador Marcelo Bielsa fez no balneário do Marselha, em 2015, dizendo: "Mesmo que vos pareça impossível, não reclamem de nada, engulam o veneno. Aceitem a injustiça que tudo se equilibra no final." Colombatto também afirmou que não tem nada contra Pepe e que considera o futebol um desporto para unir as pessoas e não para as dividir.
Depois da partida, os dois treinadores também comentaram o caso. O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, afirmou que não tinha conhecimento da situação e que a equipa do Porto não tolera o racismo em qualquer circunstância. Já o treinador do Famalicão, João Pedro Sousa, referiu que não ouviu nenhum insulto racista durante o jogo e que a equipa famalicense é composta por jogadores de diversas etnias e nacionalidades.