loading

Síntese: FC Porto vence Arouca, mantém pressão no Benfica e afasta-se do Braga

O FC Porto jogou na segunda-feira mais do que o suficiente para vencer o Arouca 1-0, na 31.ª jornada da I Liga, mantendo pressão sobre o Benfica na corrida pelo título e consolidando o segundo lugar.

Síntese: FC Porto vence Arouca, mantém pressão no Benfica e afasta-se do Braga

O momento do jogo aconteceu à beira do intervalo, ao minuto 44, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Stefan Eustáquio, num lance em que Otávio recuperou a bola e cruzou para o segundo poste para a finalização de cabeça de Iván Marcano.

Um golo que o FC Porto já tinha feito por merecer, visto que foi a única equipa que o procurou verdadeiramente, com o Arouca a defender com o bloco mais baixo, a tentar reduzir os espaços de penetração junto à sua área, mas sem conseguir evitar algumas jogadas de perigo, que forçaram o guarda-redes Arruabarrena a boas intervenções.

Além do golo, o FC Porto criou outra grande oportunidade para inaugurar o marcador, aos 10 minutos, após uma troca de passes entre vários jogadores portistas na área do Arouca, que culminou com Otávio a ‘picar’ a bola por cima da barreira defensiva, com Taremi a executar um ‘chapéu’ perante a ‘mancha’ do guarda-redes, que levou a bola a embater na parte superior da barra.

O triunfo do FC Porto, apesar de tangencial, nunca esteve em risco, dada a forma como a equipa controlou as operações e não cometeu qualquer erro grosseiro que pudesse resultar no golo do empate.

A vitória permite ao FC Porto continuar na corrida pelo título a três jornadas do fim, mantendo a pressão sobre o Benfica, e dar um passo importante para garantir, pelo menos, o segundo lugar, afastando-se do Sporting de Braga, que está agora a cinco pontos de distância, depois da derrota no estádio da Luz, no sábado.

Sérgio Conceição, que devido a castigo não pôde dirigir a equipa no ‘banco’, não contou com o contributo do colombiano Matheus Uribe, igualmente castigado, mas o regresso do central espanhol Iván Marcano, que falhou a receção ao Famalicão na segunda mão da meia-final da Taça, revelou-se crucial, ao ser o autor do único golo da partida.

Já o Arouca, com esta derrota, manteve o quinto lugar, mas tem agora o Vitória de Guimarães a ameaçar a posição, distanciado apenas por um escasso ponto, pelo que se antevê uma luta renhida entre as duas equipas nas últimas três jornadas.

Pouco antes, o Desportivo de Chaves foi vencer a Famalicão por 2-1, mas, para chegar ao triunfo, teve de operar uma reviravolta no resultado.

Um golo de Pablo, aos 53 minutos, colocou em vantagem os famalicenses, que somaram a segunda derrota consecutiva para o campeonato e falharam a aproximação ao sexto lugar, enquanto a equipa de Chaves, que somou a segunda vitória consecutiva e quinto jogo sem perder, ultrapassando o Famalicão na classificação, marcou por Hector (80) e João Teixeira (89), este de grande penalidade.

Com este triunfo, o Desportivo de Chaves subiu ao sétimo lugar, com 43 pontos, a quatro do Vitória de Guimarães, que ocupa o sexto posto, que dá acesso à Liga Conferência Europa da próxima época, enquanto o Famalicão baixou ao oitavo lugar, com 42 pontos.

O Benfica lidera com 80 pontos, seguido do FC Porto, com 76, do Sporting de Braga, com 71, do Sporting, com 67, do Arouca, com 48, e do Vitória de Guimarães, em sexto lugar, com 47.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?