O ciclista italiano Filippo Ganna (INEOS), campeão do mundo de contrarrelógio em 2020 e 2021 e atual recordista da Hora, abandonou hoje a Volta a Itália com sintomas de covid-19, antes da partida para a oitava etapa.
“Lamentavelmente, Ganna não alinhará à partida da etapa oito do Giro, por testar positivo à covid-19 e mostrar sintomas”, anunciou a equipa britânica.
O campeão de contrarrelógio, especialista nesta modalidade e em ciclismo de pista, vai agora “descansar e recuperar completamente antes de retomar o calendário de corridas em 2023”.
O ciclista de 26 anos era, além de um dos favoritos do público na corrida ‘da casa’, também um dos sérios candidatos à vitória no ‘crono’ de domingo, na nona etapa, depois de ter sido segundo no exercício individual que inaugurou esta edição da ‘corsa rosa’.
Vencedor de seis etapas no Giro, o seis vezes campeão do mundo em disciplinas de pista era também uma peça importante na ajuda aos líderes da equipa Geraint Thomas e Tao Geoghegan Hart.
É mais um caso de covid-19 no pelotão, dois dias depois de o francês Clément Russo (Arkéa Samsic) abandonar a corrida, o primeiro a fazê-lo, seguido pelos italianos Nicola Conci (Alpecin-Deceuninck) e Giovanni Aleotti (BORA-hansgrohe).
A oitava etapa da Volta a Itália, liderada pelo norueguês Andreas Leknessund (INEOS) e com João Almeida (UAE Emirates) em quarto, liga hoje Terni a Fossombrone em 207 quilómetros.