O Benfica entrou este sábado com o pé direito nas meias-finais dos play-offs do campeonato nacional de hóquei em patins ao receber e golear o FC Porto por 5-0, no primeiro jogo de uma eliminatória à melhor de cinco.
Frente ao recente campeão europeu, os ‘encarnados’, que não contaram com Edu Lamas – futuro reforço do FC Porto –, entraram com o pé direito e Nil Roca, logo aos dois minutos, inaugurou o marcador, depois de roubar a bola à defesa adversária e atirar sem hipótese para o guarda-redes Xavi Crosas.
O FC Porto procurou reagir a esta adversidade, contudo, e por duas vezes, poderia ter sido surpreendido, mas Pablo Alvarez e Gonçalo Pinto não conseguiram levar a melhor sobre o guarda-redes dos ‘dragões’.
Aos 12 minutos, Pedro Henriques impediu a igualdade, quando Tomás Mena, em contra-ataque, apareceu isolado frente ao guardião do Benfica.
O jogo entrou, depois, numa fase descontrolada, com a organização tática a partir-se. As equipas apareciam mais vezes junto às balizas adversárias, mas o remate nem sempre era enquadrado, até que Lucas Ordoñez, aos 19 minutos, ampliou a contagem com um remate cruzado.
Em cima do final da primeira parte, com um remate de fora da área, Roberto Di Benedetto levou o Benfica a vencer por 3-0, dando um forte contributo para a crença que dificilmente o desfecho do jogo seria outro e que o triunfo ficaria na Luz.
Na segunda parte, com o resultado favorável, o Benfica procurou essencialmente gerir a posse de bola e aproveitar eventuais deslizes do FC Porto.
O dia era de tal forma favorável ao Benfica, que até uma grande penalidade acabou defendida por Pedro Henriques, em bom plano ao longo de todo o encontro, após tentativa de conversão de Gonçalo Alves.
O Benfica, que até desperdiçou um livre direto, depois dos ‘dragões’ atingirem a 10.ª falta, chegou ao quarto golo por intermédio de Nil Roca, aos, 45 minutos, depois de ‘picar’ a bola por cima do guarda-redes Xavier Crosas.
Pablo Alvarez, aos 48 minutos, confirmaria a ‘manita’ e selaria ao resultado, na sequência de um contra-ataque.