loading

Crónica: Boavista atrasa sonho ‘milionário’ do Sporting de Braga perto do fim

Um golo marcado pelo Boavista nos ‘descontos’ impediu este sábado a qualificação imediata do Sporting de Braga para a terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, determinando um empate 1-1 na 33.ª e penúltima ronda da I Liga.

Crónica: Boavista atrasa sonho ‘milionário’ do Sporting de Braga perto do fim

No Estádio do Bessa, no Porto, os minhotos adiantaram-se no marcador aos 59 minutos, com um autogolo do norte-americano Reggie Cannon, mas o gambiano Yusupha, melhor marcador das ‘panteras’ na prova, agora com 13 tentos, impôs a igualdade, já aos 90+3.

O Sporting de Braga segue no terceiro lugar e igualou o melhor desempenho pontual do clube, com 75 pontos, mas ficou arredado da hipótese de alcançar o vice-líder FC Porto, que soma 79 e visita hoje o Famalicão, tendo mais cinco em relação ao Sporting, quarto classificado, que receberá no domingo o líder Benfica, num dérbi que pode selar o título.

Quanto ao Boavista, que adiou uma possível terceira presença dos minhotos nas rondas preliminares da ‘Champions’, após 2010/11 e 2012/13, regressou à metade superior da classificação e surge na nona posição, com 41 pontos, numa tarde em que trocou o seu habitual equipamento axadrezado por uma camisola comemorativa do 120.º aniversário.

Antes do duelo, os presidentes do clube do Bessa, Vítor Murta, e da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, homenagearam em pleno relvado o guarda-redes e capitão ‘axadrezado’ Rafael Bracali, que vai terminar a sua carreira no final desta época.

Os ‘arsenalistas’ tiveram desde cedo dificuldades para visar a baliza do Boavista, que se apresentou no banco de suplentes sem o treinador Petit, suspenso, mas lançou de início Bruno Onyemaechi, Salvador Agra e Yusupha face à derrota perante o Gil Vicente (1-3).

Um ‘raide’ de Bruma às malhas laterais, aos 26 minutos, e um livre direto alto de Ricardo Horta, aos 30, refletiram uma primeira parte previsível do Sporting de Braga, que incluiu apenas Pizzi em relação ao triunfo sobre o já despromovido Santa Clara (5-3), enquanto Sequeira deu o lugar a Joe Mendes pouco antes do apito inicial, devido a razões físicas.

Os ‘arsenalistas’ esbarraram invariavelmente na agressividade das ‘panteras’, que foram capazes de equilibrar a iniciativa territorial até ao intervalo e se soltaram aos 39 minutos, com Matheus a afastar um remate cruzado de Onyemaechi, que fletiu em Victor Gómez.

Essa toada amarrada desvaneceu a seguir ao regresso dos balneários e foi elevando a emotividade junto às duas áreas, com o Boavista a ver mesmo um golo anulado aos 51 minutos, por posição ilegal de Yusupha aquando do centro efetuado por Salvador Agra.

Sentindo a audácia do Boavista, Artur Jorge fez três alterações em simultâneo e extraiu dividendos rápidos por Álvaro Djaló, que atirou para defesa apertada de Bracali, aos 58 minutos, e cruzou rasteiro pela direita para um desvio infeliz de Reggie Cannon, aos 59.

O jovem extremo retirou o Sporting de Braga do marasmo ofensivo e voltou à carga sete minutos mais tarde, ao finalizar para fora uma solicitação de Victor Gómez, numa altura em que o Boavista se tentava recompor da desvantagem sofrida e ensaiava mudanças.

Petit fez ‘saltar’ do banco Masaki Watai e, posteriormente, redimensionou o ataque com Martim Tavares e o estreante Tiago Machado, ficando perto do empate aos 83 minutos, quando Ricardo Mangas rematou para defesa de Matheus e Yusupha falhou a emenda.

Dois minutos depois, Ricardo Horta colocou-se em posição frontal para fazer o 0-2, mas vacilou no duelo com Rafael Bracali, ineficácia que seria castigada pelos anfitriões já no terceiro minuto de compensação, numa jogada de insistência em que Rodrigo Abascal levantou para o segundo poste e Yusupha resgatou o empate com um ‘tiro’ acrobático.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?