O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) terminou em 20.º o primeiro dia de treinos livres para o Grande Prémio de Itália de MotoGP, a corrida que marca o regresso à competição após uma fratura sofrida no ombro esquerdo.
Oliveira fechou a jornada com o tempo de 1.46,565 minutos, terminando a 1,129 segundos do mais rápido do dia, o campeão mundial Francesco Bagnaia (Ducati). O também italiano Marco Bezzecchi (Ducati) foi o segundo classificado, a 0,063 segundos, com o espanhol Alex Rins (Honda) em terceiro, a 0,081.
Miguel Oliveira tinha sido o 21.º mais rápido na sessão matinal, em que apenas efetuou seis voltas ao traçado italiano de Mugello.
Na sessão da tarde, o piloto português, que foi forçado a falhar a prova anterior, o GP de França, devido à lesão provocada pelo francês Fabio Quartararo (Yamaha) em Espanha, foi o 18.º classificado, melhorando quase 0,8 segundos.
Desta forma, Miguel Oliveira terá de passar pela primeira fase da qualificação, a Q1, no sábado de manhã, para tentar um lugar na Q2, que agrupa os 10 mais rápidos desta sexta-feira e os dois melhores da Q1.
O dia ficou ainda marcado pelas quedas dos espanhóis Aleix Espargaró (Aprilia), de manhã, e de Joan Mir (Honda), à tarde.
Aleix Espargaró, que já chegou a esta prova lesionado no calcanhar direito após uma queda quando treinava de bicicleta, teve mesmo de ser infiltrado para participar na segunda sessão de treinos livres.
No sábado, disputa-se a terceira sessão de treinos livres e as duas fases da qualificação, antes da corrida sprint, à tarde.