O avançado Nicolas Anelka, que terá insultado o selecionador Raymond Domenech, foi excluído da seleção francesa de futebol, depois de recusar um pedido de desculpas público, anunciou hoje a Federação Francesa de Futebol (FFF).
“O comportamento tido por Nicolas Anelka perante o selecionador nacional, Raymond Domenech, é totalmente inaceitável para a FFF, para o futebol francês e todos os valores que defendemos”, refere o organismo em comunicado, divulgado no seu sítio oficial na Internet.
Classificando de “grave” o incidente ocorrido no intervalo do jogo da seleção gaulesa diante do México, o presidente da FFF, Jean-Pierre Escalettes, pediu ao avançado do Chelsea, “na presença do capitão Patrice Evra, para apresentar as desculpas oficialmente à opinião pública francesa e se retratasse da sua atitude para com Raymond Domenech, o ‘staff’ e os 22 jogadores da equipa da França”.
“Depois de o jogador se recusar a prestar desculpas públicas, foi tomada a decisão, de acordo com o selecionador e os membros da delegação oficial presentes em Knysna de excluir Nicolas Anelka do grupo”, afirma a FFF, acrescentando que o avançado “abandonará o centro de estágios durante a tarde”, tornando-se na segunda baixa nos “Bleus”, depois da saída, por lesão, do guarda-redes Cedric Carrasso.
Em São Petesburgo, na Rússia, o presidente francês Nicolas Sarkozy classificou de “inaceitável” o comportamento de Anelka, enquanto um dos patrocinadores do avançado, a cadeia de restauração Quick, anunciou que irá retirar os anúncios publicitários com o jogador “até que o tempo acalme os espíritos”.
O avançado do Chelsea, ao qual Domenech terá pedido um reposicionamento tático, inicialmente contestou esta crítica e, posteriormente, insultou o selecionador, segundo adianta a edição de hoje do jornal desportivo francês L’Equipe
Segundo o jornal, ao intervalo do encontro, quando o resultado estava empatado a zero, o selecionador não previa substituir Anelka, mas terá reprovado o comportamento pouco ofensivo de Anelka, que terá manifestado desacordo com o selecionador, que ameaçou substitui-lo.
O ponta de lança francês contestou, Domenech ameaçou substitui-lo e Anelka respondeu de pronto: “Vai apanhar no …, filho da …”. Domenech limitou-se a dizer: “Está bem, sais”.
“Sim, claro”, terá respondido Anelka, que ficou no balneário, substituído por Gignac.
Na segunda parte, a França sofreu dos golos, perdeu o jogo e comprometeu as aspirações de conseguir a qualificação para os oitavos de final do Mundial2010.