A França está pela quarta vez nos quartos de final do Mundial, após golear Marrocos (4-0), enquanto a Colômbia bateu a Jamaica (1-0) e fez história, em prova que decorre na Austrália e Nova Zelândia.
Depois de 2011 (quarta classificada), 2015 e 2019, a seleção francesa volta a marcar presença no grupo das melhores oito equipas do mundo, desta com uma exibição convincente frente a Marrocos, uma das surpresas da competição e que agora se despede.
Em Adelaide, Le Sommer assinou um ‘bis’, aos 22 e 70 minutos, e foi a grande figura da partida, já depois de Diani (14) e Dali (19) terem dado vantagem às gaulesas.
Nos ‘quartos’, a França vai agora defrontar a coanfitriã Austrália (afastou a Dinamarca por 2-0), num duelo agendado para 12 de agosto, em Brisbane.
Em Melbourne, aos 33 anos, Catalina Usme entrou para história da futebol feminino da Colômbia, ao marcar o golo (51 minutos) que valeu o apuramento inédito das sul-americanas para os quartos de final de um Campeonato do Mundo.
Pelo caminho ficou a Jamaica, outra das grandes surpresas do Mundial2023, após de forma inesperada ter afastado o Brasil nos oitavos de final.
Também em 12 de agosto, mas em Sydney, a Colômbia vai ter pela frente a Inglaterra, atual campeã europeia.
Os quartos de final arrancam em 11 de agosto, com os duelos Espanha-Países Baixos e Japão-Suécia.