O Arouca perdeu esta quinta-feira por 3-1 no terreno do Brann, da Noruega, e acabou eliminado da Liga Conferência Europa, tendo sofrido os três golos na primeira parte, apesar de ainda ter reduzido por Morlaye Sylla, aos 57.
A má entrada do conjunto de Daniel Ramos na partida da segunda mão, para a qual até trazia uma vantagem de um golo obtida em Arouca (2-1), foi determinante para uma equipa que acusou o desgaste de ter feito apenas uma alteração – a entrada de Uri Busquets para o lugar de Eboué Kouassi – face ao ‘onze’ inicial que venceu o Estoril Praia.
Os golos noruegueses foram apontados por Felix Myhre (06 minutos), Fredrik Knudsen (42) e Bård Finne (45), a sentenciarem uma eliminatória onde o Arouca poderia ter ganhado uma vantagem maior na primeira mão, o que acabou por ditar a eliminação da equipa portuguesa.
O Brann, mais agressivo e pressionante, marcou logo à passagem do minuto 6, por Felix Myhre, na ‘recarga’ de um cabeceamento de Magnus Warming ao poste, aproveitando a passividade da defensiva arouquense.
A igualdade madrugadora na eliminatória abalou psicologicamente os ‘lobos’, que não conseguiam lidar com o poderio de Brann e, aos 42 minutos, o central Fredrik Knutsen colocou os anfitriões na frente da eliminatória, de cabeça na sequência de um cruzamento, situação que os arouquenses têm demonstrado dificuldades em defender nas partidas recentes.
Ainda antes do intervalo, os noruegueses voltaram a marcar aquele que seria o golo fatal para as aspirações do Arouca, com Niklas Castro a cruzar – novamente – de forma tensa para Finne fazer o 3-0 na partida, em cima do intervalo (45).
Face à desvantagem, o Arouca entrou melhor no segundo tempo e conseguiu mesmo reduzir por Morlaye Sylla (57), com o guineense a fletir da esquerda para o meio para rematar, a considerável distância da baliza, para fazer o ‘golo de honra’ do emblema da Serra da Freita na partida.
A um golo de empatar a eliminatória, Cristo ainda rematou à trave na grande oportunidade do Arouca para levar o encontro para prolongamento, aos 61, mas, até final, os ‘lobos’ não tiveram capacidade física para ir atrás do prejuízo.
Desta forma, Portugal fica sem representantes na Liga Conferência Europa, terceira competição europeia, depois de também o Vitória de Guimarães ter sido eliminado pelos eslovenos do Celje na segunda pré-eliminatória.
O Brann jogará o acesso à fase de grupos da competição frente ao vencedor da eliminatória que opõe AZ Alkmaar (Países Baixos) e Santa Coloma (Andorra).