O Japão venceu hoje categoricamente a Dinamarca por 3-1 e conquistou a segunda vaga disponível no Grupo E para os oitavos de final de Mundial de futebol de 2010, juntando-se à já qualificada Holanda.
Keisuke Honda, que já havia marcado aos Camarões, aos 17 minutos, e Yasuhito Endo, aos 30, marcaram de livre direto na primeira parte e Shinji Okazaki apontou, aos 87, o terceiro golo dos nipónicos, que conseguiram, à quarta presença, o segundo apuramento para os “oitavos”, após 2002, em casa.
Por seu lado, a Dinamarca, que precisava de vencer o Japão e só marcou aos 81 minutos, por Jon Dahl Tomasson, na recarga a um penalti que falhou, ficou pela primeira vez na fase de grupos, também em quatro participações, depois de ter chegado aos quartos de final em 1998 e aos “oitavos” em 1986 e 2002.
A já apurada Holanda confirmou, por seu lado, a vitória no Grupo E, ao vencer os já afastados Camarões por 2-1: Robin van Persie, aos 36 minutos, e o suplente Klaas-Jan Huntelaar, aos 83, marcaram para os europeus e Samuel Eto’o, aos 65, faturou para os africanos, de grande penalidade.
Nos oitavos de final, a Holanda defronta a Eslováquia, terça feira, em Pretória, enquanto o Japão mede forças com o Paraguai, segunda feira, em Durban.