Declarações de João Pedro Sousa, treinador do Famalicão, após o jogo frente ao Sporting (1-0) disputado no Estádio José Alvalade.
“Fizemos um remate enquadrado e mais seis que não foram à baliza, mas parece-me redutor falarmos só disso. Houve momentos do jogo em que tivemos dificuldades em criar e finalizar, mas depois do golo conseguimos fazê-lo e desestabilizámos o Sporting.
Poderá ser pouco, porque não conseguimos marcar, mas fomos competentes na forma como conseguimos desestabilizar o adversário. Jogámos frente a uma equipa fisicamente muito robusta, tecnicamente muito boa e taticamente excelente. O desafio era alto, mas lutámos e disputámos o jogo até ao fim.
A ideia do Famalicão é jogar, ter a bola, controlar o jogo, se possível dominá-lo e atacar o adversário. No entanto encontrámos uma equipa muito forte. A nossa estratégia não é essa, mas temos que ter estratégias quando o adversário é mais forte do que nós. Conseguimos fechar os caminhos da nossa baliza, tentar recuperar a bola e levar o jogo para zonas mais subidas em algumas situações. Penso que estivemos muito bem, e vai ser fácil ver a dificuldade que as equipas irão ter aqui em Alvalade. A primeira parte não chega para nós, mas em termos gerais também só permitimos um golo, que nasceu de bola parada e o Sporting acabou por ganhar.
O Henrique Araújo jogou no último jogo, porque jogámos com dois avançados. Hoje optámos por tirar o Henrique e colocar mais um médio (Gustavo Sá). Quando chegou do Benfica ele vinha com uma lesão. Esta foi a terceira semana de trabalho sem qualquer impedimento físico. Ele é um excelente miúdo e excelente profissional. Tem muita qualidade e vai ajudar muito o Famalicão. Tem características que podemos explorar de várias formas, jogando sozinho ou acompanhado por outro ponta de lança. Depois tem capacidade de finalização, tem golo”.