loading

Crónica: FC Porto usufrui pela metade de novo final intenso e ‘empata’ Arouca

O FC Porto voltou este domingo a socorrer-se do alargado período de compensação para empatar 1-1 na receção ao Arouca, na quarta jornada da I Liga, volvidas três vitórias tangenciais, duas delas sentenciadas após os 90 minutos.

Crónica: FC Porto usufrui pela metade de novo final intenso e ‘empata’ Arouca
Liga Portugal

No Estádio do Dragão, no Porto, o espanhol Cristo González adiantou os ‘lobos’, aos 84 minutos, mas o brasileiro Evanilson igualou aos 90+19, impedindo a primeira derrota dos anfitriões, que viram o luso-brasileiro Galeno falhar uma grande penalidade, aos 90+15.

O FC Porto, cujo treinador Sérgio Conceição cumpriu o último jogo de suspensão, cedeu os primeiros pontos na I Liga e acompanha o Boavista na liderança, com 10 pontos, mas ambos ainda podem ser suplantados pelo Sporting, que hoje visita o Sporting de Braga.

Na sétima posição, com seis pontos, surge o Arouca, que empatou pela terceira jornada seguida e chega invicto à primeira paragem do campeonato para as seleções nacionais.

Um golo anulado por fora de jogo de Mehdi Taremi, aos 13 minutos, disfarçou uma meia hora inicial ‘sonolenta’ dos anfitriões, que modificaram Pepe, lesionado, e Zaidu por Fábio Cardoso e Wendell, respetivamente, face à reviravolta vitoriosa diante do Rio Ave (2-1).

Inovando taticamente com uma estrutura de três defesas centrais em relação ao empate com o Portimonense (1-1), que possibilitou a estreia do reforço Javi Montero, os ‘lobos’ travaram o jogo interior ‘azul e branco’ com coesão e criaram perigo em contra-ataques.

Cristo González deu sinal disso aos 33 minutos, quando foi servido por Jason Remeseiro na esquerda, passou por Fábio Cardoso na área e atirou para defesa apertada de Diogo Costa, estimulando o FC Porto a subir o ritmo para recuperar o controlo até ao intervalo.

Sem uma melhoria substancial na criatividade, os ‘dragões’ dispuseram de um duplo livre lateral para ameaçar a área de Ignacio de Arruabarrena, com Toni Martínez a cabecear à barra, após cruzamento de Galeno, aos 36, quatro minutos antes de ter chutado ao lado.

Alan Varela, lançado pela primeira vez, e Evanilson, restabelecido de lesão ao fim de três meses, ajudaram a equipa de Sérgio Conceição a crescer em agressividade ofensiva no reatamento, com Wendell a centrar para uma perdida crassa de Taremi, aos 55 minutos.

Tiago Esgaio reagiu quatro minutos mais tarde, ao desviar às malhas laterais um livre de Jason, mas o Arouca foi defendendo cada vez mais perto da baliza de Arruabarrena, que mostrou firmeza perante um passe em desmarcação de Evanilson para Wendell, aos 60.

O futebol circular do FC Porto impediu novos ‘calafrios’ para os ‘pupilos’ de Daniel Ramos, que nunca perderam a compostura nas fases mais tensas do duelo e surpreenderam aos 84 minutos, com Cristo a ganhar espaço entre Pepê e Nico González para rubricar o 1-0.

Os ‘dragões’, já com o recém-chegado Iván Jaime em campo, carregaram em busca do empate e a incerteza pairou até ao apito final do árbitro Miguel Nogueira, que, aos 90+6 minutos, reverteu de maneira inusitada um grande penalidade assinalada sobre Taremi.

Alertado pela equipa de videoarbitragem (VAR) para conferir as imagens do lance, o ‘juiz’ deparou-se com alegadas dificuldades técnicas, usou um telemóvel para comunicar com Rui Oliveira e chamou os treinadores de cada equipa para transmitir a sua decisão final.

Os 22 minutos de ‘descontos’ prosseguiram com extrema emotividade e Miguel Nogueira voltou a apontar para a marca dos 11 metros, após falta de Galović sobre Taremi, mas Arruabarrena adivinhou o pontapé de Galeno, que resvalaria ainda na trave, aos 90+15.

A resistência do Arouca durou até aos 90+19 minutos, altura em que Iván Jaime levantou a bola para a área e Gonçalo Borges tocou junto ao segundo poste para a conclusão de Evanilson, diluindo as consequências do primeiro ‘despiste’ do FC Porto no campeonato.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?