O defesa Rúben Dias alcançou esta segunda-feira o registo das 50 internacionalizações pela seleção portuguesa, no duelo com o Luxemburgo, de apuramento para o Europeu de 2024, igualando o número de centrais como José Fonte e Jorge Costa.
Rúben Dias, que é titular na formação de Roberto Martínez no encontro da sexta jornada do Grupo J, no Algarve, passa a ter o estatuto de oitavo central com mais jogos da história da seleção nacional, precisamente em igualdade com Fonte e Costa, ficando agora apenas a um de Jorge Andrade, sétimo.
No topo dos centrais está Pepe (134 internacionalizações), seguido de Fernando Couto (110), Bruno Alves (96), Ricardo Carvalho (89), Humberto Coelho (64) e Fernando Meira (54).
Frente ao Luxemburgo, Rúben Dias, atualmente com 26 anos e com dois golos por Portugal, cumpre o oitavo jogo oficial seguido a titular na equipa das 'quinas', tendo nos outro sete completado sempre os 90 minutos.
Dias, que atua no Manchester City e foi formado no Benfica, fez a sua estreia absoluta, logo como titular e totalista, em 28 de maio de 2018, num particular em Braga, perante a Tunísia (2-2), que serviu de preparação para o Mundial da Rússia, que decorreu nesse ano.
Após não ter sido utilizado na competição, o primeiro jogo oficial de Dias com Portugal só aconteceu em 10 de setembro, no Estádio da Luz, no triunfo por 1-0 sobre a Itália, no arranque da primeira edição da Liga das Nações, que Portugal acabaria mais tarde por conquistar.
A internacionalização 25 de Rúben Dias aconteceu em Turim, na primeira jornada do apuramento para o Mundial2022, com a seleção lusa a receber o Azerbaijão (1-0) em Itália devido às restrições impostas pela luta contra a covid-19.