Deco, antigo internacional português e ícone do futebol mundial, foi apresentado como o novo diretor desportivo do Barcelona, numa conferência de imprensa realizada esta quarta-feira.
No entanto, o que torna esta apresentação particularmente interessante é o facto de Deco ter revelado que tinha a opção de trabalhar no FC Porto, mas optou por regressar ao clube catalão.
Na conferência de imprensa de apresentação, Deco não escondeu a emoção ao regressar ao Barcelona, um clube com o qual tem uma ligação emocional profunda. "Regressar aqui dá-me arrepios", confessou o antigo jogador.
"Tive a opção de trabalhar no FC Porto e no Fluminense. Voltar aqui não foi uma decisão fácil, estou a deixar para trás uma empresa sólida. Estou a deixar empregados e pessoas que confiaram em mim, estou longe dos meus filhos. Mas, no fim de contas, estar aqui é uma responsabilidade muito grande, eu sei. Mas é a dimensão de um projeto que me entusiasma", acrescentou.
O novo diretor desportivo do Barcelona substituiu Mateu Alemany no cargo e agora é responsável por toda a parte desportiva que envolve o plantel principal dos catalães, emblema que é atualmente detentor do título da La Liga.
"Tenho muito respeito pelo Mateu, ele está a seguir o seu próprio caminho por decisão própria. O clube tomou uma decisão. É por isso que estou aqui. Nos últimos meses, fizemos muitos progressos, temos um plantel equilibrado, dentro das possibilidades do clube. No ano passado, foi feito um esforço importante e, este ano, fizemos um equilíbrio justo do plantel."
No último dia do mercado de transferências, Deco fechou a contratação dos compatriotas portugueses João Félix e João Cancelo, embora tenha destacado que ambos os jogadores chegaram "quase à última hora".
"Trazem muito em termos de equilíbrio do plantel, mas têm de o provar aqui. Iremos avaliá-los durante a época, sabemos o esforço que fizeram para vir para cá. O Barça continua a entusiasmar os jogadores. Esperamos muito deles. Nem Cancelo nem João Félix têm opção de compra. É uma cedência simples, de um ano. Se estiverem bem, tentaremos ficar com eles, mas, de momento, é um empréstimo", concluiu Deco.
Presentado el nuevo organigrama de fútbol del FC Barcelona pic.twitter.com/wROdCx70m1
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) September 13, 2023