A Federação Polaca de Futebol anunciou esta quarta feira Michal Probierz como o novo selecionador nacional da Polónia, sucedendo ao português Fernando Santos, que foi afastado do cargo durante a qualificação para o Euro 2024.
Probierz, de 50 anos, anteriormente o treinador da seleção sub-21 da Polónia, foi promovido pela Federação polaca à equipa principal e terá a difícil missão de motivar um plantel que está fragilizado pelos últimos resultados, podendo estar em risco a presença da Polónia no próximo Europeu.
A carreira de Probierz inclui passagens como treinador por clubes como Kraków, Jagiellonia Bialystok, Légia Gdansk e Wisla Kraków. A decisão de contratar Probierz como selecionador nacional ocorre após o despedimento de Fernando Santos, que ocupou o cargo por apenas oito meses, antes de ser dispensado pela Federação.
A Polónia encontra-se atualmente no quarto lugar do seu grupo de qualificação para o Euro 2024, competindo com seleções como Chéquia, Albânia, Moldávia e Ilhas Faroé. Com seis pontos em cinco jogos, a equipa precisa de melhorar o seu desempenho para garantir uma qualificação direta para a prova.
Se falhar a qualificação direta, a Polónia ainda terá a oportunidade de se qualificar através do "play-off" da Liga das Nações, onde enfrentará outras seleções europeias pelo direito de participar no Euro 2024.
✅ OFICJALNIE
— Łączy nas piłka (@LaczyNasPilka) September 20, 2023
Michał Probierz nowym selekcjonerem reprezentacji Polski! 🇵🇱
Konferencja LIVE o 12:00 na naszym kanale YouTube. https://t.co/Wy7TMHJv0I pic.twitter.com/MKSBv6EgaC