A GNR, a PSP e a Associação de Futebol da Guarda estão a trabalhar em conjunto para garantir uma época desportiva segura e organizada.
Na sexta-feira, foi realizado um encontro entre as três entidades para discutir estratégias e medidas de segurança a serem implementadas.
O tenente-coronel João Marques, chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas da GNR, destacou a importância da colaboração entre as partes envolvidas.
"Surgem situações que é necessário esclarecer no momento. Nada melhor do que convocar todos os dirigentes desportivos a virem perante nós e de uma forma muito aberta, muito clara e muito objetiva falar naquilo que há a melhorar", disse à agência Lusa.
Entre as medidas a serem implementadas estão o reforço do policiamento nos recintos desportivos, a avaliação de risco de cada jogo e a sensibilização dos adeptos para a necessidade de um comportamento cívico e respeitoso.
"São situações que queremos e devemos evitar. Nós temos todo o interesse em garantir que os jogos decorram com o máximo de segurança possível", afirmou João Marques.
A fase final dos campeonatos é aquela que suscita "maior preocupação" às forças de segurança, mas o tenente-coronel admitiu que podem surgir situações logo no primeiro jogo.
Em termos de segurança, em cada jogo é feita uma avaliação de risco que tem em conta "o somatório de vários fatores" para aferir quais "as probabilidades de acontecer algo inusitado".
O encontro entre as três entidades é um passo importante para garantir uma época desportiva segura e harmoniosa.