A seleção de futebol de Timor-Leste entrou com o pé esquerdo no apuramento para o Mundial2026 de futebol, sofrendo esta quinta feira uma pesada derrota por 4-0 diante de Taiwan, em jogo da primeira mão da qualificação da zona asiática para a prova.
O jogo, que aconteceu no Estádio Nacional Kaohsiung, considerado o maior estádio de Taiwan, com uma capacidade para 55.000 espetadores, viu a equipa timorense lutar para manter o ritmo da equipa da casa.
O jogo começou com um golo madrugador, marcado por parte de Yao-hsing, logo aos quatro minutos do encontro, colocando Taiwan em vantagem desde o início. Timor-Leste conseguiu manter o jogo relativamente equilibrado até perto da hora de jogo, mas foi depois que as dificuldades começaram.
Ting-Yang Chen aumentou a vantagem para Taiwan aos 57 minutos, seguido de um segundo golo de Yao-hsing aos 60 minutos. A equipa da casa fechou a contagem com um quarto golo, marcado por Ko-Yu-Ting aos 88 minutos.
A derrota de hoje deixa o apuramento para a fase seguinte do processo comprometido para Timor-Leste. Nesta fase preliminar da AFC, 20 países classificados entre as 27.ª e 46.ª posições no ranking asiático competem. Apenas os 10 vencedores da eliminatória, realizada a duas mãos, avançam para a próxima fase.
Timor-Leste terá a oportunidade de receber Taiwan no jogo da segunda mão, agendado para a próxima terça-feira. A equipa timorense enfrentará o desafio de reverter o resultado e manter viva a esperança de avançar no processo de apuramento para o Mundial2026.