As comunicações entre o VAR e o árbitro durante o clássico Benfica-FC Porto foram divulgadas pela Sport TV, trazendo à luz o debate sobre o controverso lance entre Rafa Silva e David Carmo.
O polémico lance entre Rafa Silva, do Benfica, e David Carmo, do FC Porto, que ocorreu a 29 de setembro, foi novamente colocado sob escrutínio. Este domingo, João Ferreira, vice-presidente do Conselho de Arbitragem, apresentou na Sport TV uma análise aprofundada do ocorrido. O canal revelou os áudios trocados entre o VAR e o árbitro durante o incidente.
Artur Soares Dias, responsável pelo VAR na partida, foi ouvido chamando a atenção de João Pinheiro, o árbitro do encontro, para a situação. Na visão do VAR, Rafa Silva chegaria à bola antes de David Carmo.
Artur Soares Dias (VAR): "João, sugiro que venhas à zona de revisão. A velocidade com que o Rafa vai, tenho dúvidas e mais certezas que ele vai chegar primeiro que a bola e vai sozinho. Tenho mais certezas que o Rafa ultrapassou e vai chegar primeiro que o outro. Está com a bola enquadrada."
No entanto, João Pinheiro teve uma leitura diferente do lance. O árbitro opinou que Rafa Silva não estava em condições de ganhar a posse da bola. Dada esta interpretação, decidiu admoestar David Carmo com um cartão amarelo.
João Pinheiro (árbitro): "Ok, Artur! Para mim está longe da baliza. Podes pôr para trás, por favor. Continua em velocidade normal. Ok, para mim é amarelo, obrigado. O jogador está muito lateralizado e este jogador não está em posição de jogar a bola. Mantenho a minha decisão."
O incidente gerou muitas discussões entre especialistas e adeptos, com opiniões divididas sobre a decisão do árbitro.
FC Porto, Cartão Amarelo, David Carmo (VAR), 34m
— VSPORTS ARCHIVE (@VsportsArchive) September 29, 2023
FC Porto: David Carmo recebe cartão amarelo. O central portista derruba Rafa quando este se isolava, João Pinheiro vai inclusive ver as imagens para avaliar a cor do cartão, à semelhança do lance de Fá#LigaPortugalBetclic #SLBFCP pic.twitter.com/TJqBfE60aB