Francisco Conceição está no centro das atenções depois de ter caído na área do Antuérpia e o árbitro não ter assinalado grande penalidade por ter entendido que houve simulação do camisola 10 portista. O técnico Marco Van Bommel, do Antuérpia, disse que 'Chico' Conceição se atirou "para a piscina" e Fernando Mendes foi mais longe no comentário.
"Isto se não houvesse VAR, quantos penáltis destes eram marcados? Ou quantos penáltis destes já foram marcados quando não havia VAR?", questionou o antigo jogador de futebol, deixando claro que não estava a falar apenas sobre o lance protagonizado por Francisco Conceição na área do Antuérpia em jogo da Liga dos Campeões.
"Estou a falar só FC Porto e outros. Isto acontece sistematicamente", comentou o antigo jogador de futebol, em declarações na CMTV, sustentando que há lances destes que, por vezes, "pegam".
"Às vezes pega e outras vezes não pega", observou o antigo futebolista, lamentando que existam jogadores que entram por estas situações.
"Vamos andando nisto. Criticamos as nossas arbitragens, e eu sou um crítico feroz das nossas arbitragens, e vemos estas coisas na Liga dos Campeões", referiu ainda Fernando Mendes.
Por conseguinte, o ex-jogador de futebol profissional faz notar que, no passado, eram "penáltis atrás de penáltis" que permitiam às equipas somar triunfos em campo.
"São características que os jogadores têm e há muitos assim que há uns anos atrás eram penáltis atrás de penáltis e pontos atrás de pontos a favor das equipas", vincou Fernando Mendes.
"Podia ter sido mostrado o cartão amarelo quando o Francisco Conceição deu um salto para a piscina. São jogadores jovens, mas há que sinalizar estas situações"
Críticas a Francisco Conceição pela queda na área do Antuérpia fez o técnico neerlandês Van Bommel, dizendo mesmo que o camisola 10 do FC Porto deveria ter sido admoestado com um cartão amarelo após simular.
"Podia ter sido mostrado o cartão amarelo quando o Francisco Conceição deu um salto para a piscina. São jogadores jovens, mas há que sinalizar estas situações", apelou o treinador neerlandês.